Distrito Federal prorroga prazo do estado de calamidade pública

Decreto aprovado pela Câmara Legislativa estende período até junho

Publicado em 16/12/2020 - 13:28 Por Dayana Vítor - Brasília

O Distrito Federal foi uma das primeiras unidades da federação a adotar medidas restritivas de isolamento social. E agora, o estado de calamidade pública por causa da pandemia da covid-19, que terminaria no próximo dia 31 de dezembro, foi estendido até 30 de junho de 2021.

Na prática, o decreto aprovado pela Câmara Distrital permite direcionar recursos e investimentos para o combate ao novo coronavírus; sem o rigor exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que regulamenta a utilização do dinheiro público. No entanto, ficam mantidos os gastos destinados à saúde e à educação, como está previsto na Constituição.

Com a medida, o governo ainda poderá solicitar recursos federais, como do Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil para amenizar a crise sanitária.

O decreto foi encaminhado pelo governador Ibaneis Rocha ao poder legislativo por causa da pandemia da covid-19. Até o momento, mais de 240 mil pessoas contraíram a doença aqui no DF; e outras quatro mil morreram.

E não é só aqui no DF que o estado de calamidade pública precisou ser prorrogado, por causa da covid-19. No Paraná, por exemplo, a medida também estará em vigor até junho de 2021. E no Rio de Janeiro, irá até o dia 31 de dezembro de 2021.

 

 

Últimas notícias
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo