Virtual ou presencial: formato da eleição na Câmara segue indefinida

Voto deve ser secreto; caso seja presencial, aglomeração é provável

Publicado em 06/01/2021 - 21:20 Por Kariane Costa - Brasília

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados ainda não definiu se a eleição para o próximo presidente da Casa, em fevereiro, vai ser presencial ou pela internet.

Desde o início da pandemia da Covid-19, as sessões da Câmara são virtuais, e os deputados usam um aplicativo para votar as matérias.

Mas, para a eleição, conforme o regimento interno, a votação deve ser secreta e pode ter dois turnos. Se for presencial, o risco de aglomeração é grande, porque são 513 deputados.

O deputado Isnaldo Bulhões Junior, do MDB de Alagoas, membro da mesa diretora, disse nesta quarta-feira que a questão ainda está sendo debatida.

A palavra final sobre o formato da votação vai ser do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, do Democratas.

A eleição sempre foi presencial. Cabines de votação fechadas com cortinas para preservar o sigilo do voto são instaladas no fundo do plenário.

Também foi levantada a possibilidade de serem colocadas urnas no Salão Verde, um espaço que fica próximo ao plenário. Desta forma, seria possível realizar as votações presencialmente com menos aglomeração de pessoas.

Pelo Twitter, um dos candidatos ao cargo, deputado Arthur Lira, do PP, criticou a possibilidade de que a eleição seja virtual. Já Baleia Rossi, do MDB, que lançou candidatura oficialmente nesta quarta-feira, ainda não se pronunciou sobre o tema.

No Senado, a logística é mais tranquila, já que são 81 senadores. No ano passado, apesar da pandemia, houve sessões presenciais, mas com a participação de boa parte dos senadores de forma virtual.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo