Câmara elege novos membros da Mesa Diretora

Pela primeira vez na história, 3 mulheres foram eleitas

Publicado em 03/02/2021 - 15:13 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Os deputados federais elegeram nesta quarta-feira (03) os demais 10 cargos da Mesa Diretora da Câmara e, pela primeira vez na história, três mulheres foram eleitas para a direção da Casa.

O primeiro vice-presidente eleito foi o deputado do Amazonas pelo PL, Marcelo Ramos. O segundo vice-presidente eleito foi o deputado André de Paula, do PSD pernambucano.

E a primeira secretaria, a mais importante, que cuida do orçamento da Câmara, ficou com o deputado federal Luciano Bivar, do PSL de Pernambuco.

A segunda secretaria, responsável pela interlocução com os parlamentos de outros países, ficou com a deputada federal também de Pernambuco, Marília Arraes, do PT, que venceu o candidato oficial do Partido dos Trabalhadores, o deputado João Daniel, de Sergipe, em segundo turno, por 192 votos contra 168.

Lembrando que os cargos da mesa são distribuídos de acordo com o tamanho de cada bancada na Casa. Com isso, os partidos indicam os candidatos oficiais, mas os parlamentares ainda podem lançar as chamadas candidaturas avulsas, sem apoio do partido.

Já a terceira secretaria ficou com a deputada Rose Modesto, do PSDB de Mato Grosso do Sul, e a quarta secretaria ficou a deputada Rosângela Gomes, do Republicanos fluminense.

Já as suplências das secretarias da Casa ficaram com os deputados Eduardo Bismarck, do PDT, Gilberto Nascimento, do PSC, Alexandre Leite, do Democratas, e Cássio Andrade, do PSB.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Anvisa autoriza testes com dose de reforço da vacina da Pfizer

Em nota, a Anvisa informou que o estudo deve avaliar o comportamento da vacina na terceira dose, e se há benefícios adicionais de uma eventual dose de reforço para além das que já estão sendo aplicadas.

Baixar arquivo
Geral

Entra em vigor lei sobre regras de reembolso de passagens aéreas

A legislação prevê o direito ao reembolso, ao crédito, à reacomodação ou à remarcação do voo, independentemente do meio de pagamento utilizado para a compra da passagem, se dinheiro, crédito, pontos ou milhas. 

Baixar arquivo
Cultura

Dia do Cinema Nacional: há 90 anos estreava o longa "Limite"

A data, 19 de junho, foi instituída pela Ancine por causa das primeiras imagens em movimento capturadas pelo italiano Afonso Segreto no Brasil em 1898

Baixar arquivo
Geral

Implementação de energias renováveis abre novas vagas de trabalho

Os desafios da transição energética e a busca por fontes de energia renováveis passam por processos de modernização no setor elétrico, com implicações no campo da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Doação de 500 peças sagradas para Museu da República é oficializada

As peças eram capturadas durante invasões violentas por parte do estado, principalmente nas primeiras décadas da República, entre os anos de 1920 e 1930. Ainda que a Carta Constitucional de 1891 já estabelecesse no Brasil o Estado laico e a liberdade de crença e culto.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina covid: Butantan e Fiocruz entregam mais de 7 milhões de doses

Nesta sexta-feira, O Instituto Butantan entregou ao Ministério da Saúde mais 2,2 milhões de doses da Coronavac para reforçar a campanha de vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo