Conselho de Ética retoma atividades com 10 processos contra deputados

Na pauta, a representação contra Daniel Silveira que está preso

Publicado em 23/02/2021 - 10:52 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados volta a funcionar nesta terça-feira (23) após um ano fechado, desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Na pauta, os deputados devem analisar 10 representações contra 9 diferentes parlamentares, com destaque para o processo contra o deputado do PSL fluminense, Daniel Silveira, preso na semana passada após divulgar vídeo com ameaças a ministros do Supremo Tribunal Federal e defendendo a volta da ditadura militar.

Por unanimidade, o STF manteve a prisão do deputado e o plenário da Câmara, por maioria, confirmou a decisão da corte.

O presidente do Conselho de Ética, o deputado Juscelino Filho, do DEM maranhense, em entrevista à Rádio Câmara, disse que a repercussão desse caso faz com que ele seja priorizado no colegiado.

Outro caso de grande repercussão é o da deputada Flordelis, do PSD fluminense. Ela é acusada de ser a mandante do assassinato do próprio marido, o que ela nega. O processo contra Flordelis também foi apresentado pela Mesa Diretora.

Os outros 7 deputados com casos no Conselho de Ética são do PSL. Entre eles, Eduardo Bolsonaro, de São Paulo, acusado pelo próprio partido de quebra de decoro parlamentar por supostos ataques pessoais e contra a honra da deputada, também do PSL, Joice Hasselman, de São Paulo.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo