Governo entrega à Câmara projeto da privatização dos Correios

Ideia é que o setor tenha investimento privado por meio de concessão

Publicado em 25/02/2021 - 13:03 Por Maíra Heinen - Brasília

O presidente Jair Bolsonaro entregou, na Câmara dos Deputados, o projeto de lei que possibilita a privatização dos Correios. O projeto vai permitir que os serviços postais, exercidos atualmente em regime de monopólio, sejam realizados pela iniciativa privada.

É o chamado Marco Regulatório para o setor postal, que estabelece a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) como agência reguladora dos serviços postais. A iniciativa também prevê que a prestação do serviço postal universal pela União seja feita por meio de contratos de concessão.

Para o governo, a proposta deve aumentar a qualidade dos serviços postais, ampliando o investimento privado no setor. Ainda de acordo com o Palácio do Planalto, serão realizados estudos para a definição do melhor modelo de desestatização, que pode ser, por exemplo, a venda direta, a venda do controle majoritário ou de apenas parte da empresa.

Justificando a medida, o Ministério das Comunicações argumenta que a transformação digital do setor postal no Brasil e no mundo demanda investimentos elevados por parte dos Correios. Segundo a pasta, os esforços empreendidos não têm sido suficientes para que a empresa se atualize na velocidade requerida.

Pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro disse que o Brasil "segue firme no caminho da liberdade econômica".

Já o presidente da Câmara, Arthur Lira, afirmou que haverá uma discussão do projeto e a decisão será coletiva dos congressistas.

 

 

Últimas notícias
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo