Lira rebate críticas ao projeto de imunidade parlamentar

Segundo presidente da Câmara medida ainda pode ser alterada

Publicado em 25/02/2021 - 14:38 Por Lucas Pordeus Léon - Brasília

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, rebateu, nesta quinta-feira (25), as críticas ao projeto que trata da imunidade parlamentar e que teve a admissibilidade aprovada no plenário da casa. A admissibilidade é quando os parlamentares votam se o texto é inconstitucional ou não. 

O texto aprovado aumenta a proteção dos parlamentares contra prisões em flagrante e condiciona a relativização da imunidade á analise dos Conselhos de Ética do Congresso.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, destacou que o mérito do projeto ainda não foi votado e, portanto, a medida pode ser alterada.

Lira argumentou ainda que a regulamentação da imunidade, prevista no art. 53 da Constituição, deve se limitar a voz e o voto dos parlamentares.

A PEC, a proposta de Emenda à constituição, apresentada restringe as possibilidades de prisão em flagrante de deputados e senadores somente aos crimes inafiançáveis expressos na Constituição, como racismo e crimes hediondos.

A proposta também restringe as buscas e apreensões dentro do Congresso e nas casas dos parlamentares; proíbe o afastamento cautelar de deputados do exercício do mandato por decisão judicial ou a prisão por decisão de um único ministro do Supremo Tribunal Federal.

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Todos os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal, na “Operação Voto Vendido”, que investiga crimes de corrupção, como sonegação de impostos, e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo