Daniela Reinehr assumirá governo de Santa Catarina

Carlos Moisés foi afastado para julgamento de pedido de impeachment

Publicado em 28/03/2021 - 17:15 Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Na próxima terça-feira (28), a vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido) assume o governo de Santa Catarina, após um tribunal especial decidir pelo prosseguimento do pedido de impeachment do governador Carlos Moisés (PSL).

Nas redes sociais, Daniela disse que recebeu o resultado do processo com tranquilidade e a responsabilidade de trabalhar para que Santa Catarina supere esse momento crítico, da segunda onda da pandemia, de forma efetiva.

Também na internet, Carlos Moisés disse que não há justa causa para o impeachment, como já atestaram o Ministério Público, o Tribunal de Contas do Estado e a Polícia Federal.

O governador disse ainda que vai trabalhar para que a transição à gestão interina ocorra de forma tranquila e sem prejuízos ao enfrentamento à pandemia.                                                                  

Na sexta-feira, após 12 horas de sessão, o tribunal especial de julgamento, formado por deputados e desembargadores, suspendeu o governador do exercício de suas funções até a sentença final.

Carlos Moisés ainda perde 1/3 de seu salário pelo prazo de 120 dias. Ele será julgado por crime de responsabilidade na compra de 200 respiradores pulmonares, por R$33 milhões.
                 
Na decisão, prevaleceu o entendimento de que o chefe do Executivo tinha conhecimento prévio da compra dos equipamentos sem a observância das prescrições legais.

O próximo passo do processo de impeachment será a apresentação da acusação e da relação das testemunhas, em 48 horas, após a intimação do governador. A defesa vai poder apresentar as contrariedades e novas testemunhas também em 48 horas.

Em 20 dias, o tribunal especial definirá a data do julgamento. Esse tribunal vai poder definir, por 2/3 dos seus membros, se Carlos Moisés será destituído do cargo e inabilitado para o exercício da função pública. Se o governador for absolvido, ele retornará ao cargo.

Edição: Raquel Mariano/Fabíola Sinimbú

Últimas notícias
Saúde

Servidores da Saúde do RJ discordam de mudanças hospitalares

Servidores da rede federal de saúde no Rio de Janeiro são contra a possibilidade de transferência de gestão dos hospitais ligados ao Ministério da Saúde para os governos estadual e municipal, além da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Baixar arquivo
Economia

SP realiza leilão da Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Está marcado para as 2 horas da tarde o leilão das ações da EMAE, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia, responsável pela produção de energia elétrica no estado de São Paulo e que tem capacidade para abastecer cerca de 825 mil imóveis.

Baixar arquivo
Geral

Com promessa de evento literário, Roseana Murray deixa hospital

A escritora elogiou a equipe do Hospital Estadual Alberto Torres, onde ficou 13 dias internada, após ser atacada por três cachorros da raça pitbull. Os donos dos cachorros aguardam julgamento em liberdade.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio de Janeiro celebra Dia dos Povos Indígenas no Morro do Corcovado

O Dia dos Povos Indígenas, neste 19 de abril, será celebrado no Rio de Janeiro, em um dos principais cartões postais da Cidade.

Baixar arquivo
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo