Programa Parque+ levará acessibilidade a 20 parques nacionais

Publicado em 22/03/2021 - 16:37 Por Luísa Câmara* - Brasília
Atualizado em 22/03/2021 - 16:17

Fazer trilhas na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, visitar a Cachoeira do Véu de Noiva, um dos atrativos mais famosos do local, e curtir a paisagem.

Passeio muito procurado pelos turistas, mas que pode significar uma barreira para quem tem alguma deficiência de mobilidade.  

Uma maneira de resolver isso, seria o uso da cadeira de rodas conhecida como Julietti. O equipamento permite que pessoas com deficiência possam acessar trilhas com diversas dificuldades.

Elas são adaptadas para locomoção em terrenos íngremes e esburacados, e contam com cintos de segurança e freios estacionários, que garantem a proteção dos usuários.

O atleta paralímpico Estevão Lopes conta que já usou a cadeira adaptada em uma trilha e aprovou o sistema.

O Parque da Chapada dos Guimarães agora possui a cadeira Julietti. Além dele, outros 20 parques nacionais deverão receber o equipamento, pelo programa Parque+. Ele foi criado pelo Ministério do Meio Ambiente para desenvolver o ecoturismo em unidades de conservação em todo o país.

Turistas que quiserem visitar a Chapada e usar a cadeira, precisam agendar o passeio pelo site do ICMBio, o Instituto Chico Mendes de Conversação da Biodiversidade, que é o responsável pelo parque.

*Com supervisão de Raquel Mariano, da Rádio Nacional.

Últimas notícias
Justiça

CNJ lança sistema para busca de ativos de pessoas físicas e jurídicas

O CNJ - Conselho Nacional de Justiça lançou, nesta terça-feira, um sistema digital para realização de busca de ativos e patrimônio de pessoas físicas e jurídicas em diversas bases de dados. 

Baixar arquivo
Justiça

Novo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, defende a democracia

O ministro Alexandre de Moraes assumiu nesta terça-feira a presidência do Tribunal Superior Eleitoral. E o ministro Ricardo Lewandowski tomou posse como vice-presidente da Corte Eleitoral.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança alerta sobre falsificação do medicamento somatropina

A agência também entregou para a Polícia Federal um dossiê de investigação sanitária, que deve ajudar na apuração das denúncias de falsificação da somatropina.

Baixar arquivo
Economia

Conselho Brasil-OCDE realiza encontro no Palácio do Planalto

O Conselho Brasil-OCDE realizou uma reunião no Palácio do Planalto para analisar o processo de entrada do país na organização internacional.

Baixar arquivo
Política

STF media reunião entre estados, DF e União para discutir o ICMS

Estados, e Distrito Federal, de um lado, e União, do outro, se reuniram no Supremo Tribunal Federal, nesta terça-feira, para tentar chegar a um acordo sobre o ICMS dos combustíveis.

Baixar arquivo
Geral

Passageiro entra em surto e quebra poltronas de avião da Gol

As imagens do homem chutando as cadeiras até elas quebrarem circulou pelas redes sociais. O avião saiu do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com destino a Recife, no domingo à noite.

Baixar arquivo