Senado vai apurar uso indevido da senha de Major Olímpio

Se houver índícios de irregularidades, o caso será investigado

Publicado em 19/03/2021 - 18:31 Por Kariane Costa, repórter da Rádio Nacional - Brasília

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, informou que vai apurar se houve uso indevido da senha do senador Major Olímpio para destinar emendas a projetos quando ele já estava entubado no hospital. Em nota à imprensa, Pacheco disse que se houver indícios de irregularidades vai pedir investigação sobre o fato.

A morte do senador Major Olímpio por complicações relacionadas à covid-19 foi confirmada, nessa quinta-feira, pela família do político. Logo depois uma reportagem da Revista Crusoé revelou que foram incluídas sete emendas ao projeto de lei que incentiva a cabotagem, criando a chamada BR do Mar.

Cabotagem é o nome dado a navegação entre os portos marítimos, perto da costa. A matéria libera progressivamente o uso de navios estrangeiros entre portos brasileiros, mesmo que as embarcações tenham sido construídas fora do país. Hoje a cabotagem é feita apenas pelas empresas brasileiras de navegação e com autorização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários.

O sistema aponta que as emendas do senador foram incluídas no dia 17 de março, um dia antes de sua morte cerebral. Major Olímpio já havia se manifestado publicamente contra a proposta.

Em nota, a assessoria do parlamentar negou que houvesse qualquer indício de ilegalidade ou má-fé. Segundo o texto, os assessores cumpriram uma orientação do próprio senador.

A nota diz ainda que Major Olímpio se reuniu com representantes do setor de Cabotagem, virtualmente no dia 17 de dezembro do ano passado e presencialmente, em audiência realizada em São Paulo, no dia 19 de fevereiro.

A equipe do parlamentar argumenta também que o senador solicitou, à época, à sua assessoria que elaborasse os projetos de emendas e determinou sua consolidação.

A nota também lembra que é comum o cadastramento das propostas legislativas no sistema por assessores com senhas próprias, disponibilizadas pelos parlamentares, e que durante o cadastramento das emendas no sistema informatizado, o senador Major Olímpio estava ainda exercendo o mandato.

Edição: Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Internacional

Mãe poderá concluir curso de medicina perto da família, decide Justiça

Ser médica, casar e ter filhos. Esses eram os sonhos da Ana Luísa Guedes. Em 2018, tudo parecia estar indo exatamente como planejou: a brasiliense passou no vestibular e estava cursando medicina numa universidade federal em Niterói.

Baixar arquivo
Saúde

Média de idade das vítimas da covid-19 no país cai quase oito anos

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Fiocruz nessa sexta-feira (7), esse não é o único dado que mostra que a pandemia está atingindo grupos mais jovens da população.

Baixar arquivo
Justiça

Sobe para 29 número de mortos em operação no Jacarezinho

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro está investigando as circunstâncias das mortes na ação policial no Jacarezinho para apurar se houve violações a direitos durante a ação.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Três navios são apontados como suspeitos por derramamento de óleo

As conclusões estão no inquérito da Polícia Federal sobre o caso. De acordo com a Marinha, os principais suspeitos são o Navio-Tanque Bouboulina, o Navio Tanque City Of Tokyo e o Navio Tanque Godam.

Baixar arquivo
Cultura

Orquestra Afro-Brasileira fará apresentação virtual pelo 13 de maio

 A apresentação da Orquestra Afro-Brasileira será exibida no dia 13 de maio, no canal Cultne, a partir das 19h, no Youtube.

Baixar arquivo
Geral

Covid: hospital reúne cartas afetivas para pacientes e profissionais

Envio pode ser feito de todo o Brasil, por e-mail, para o Hospital Universitário de Brasília. Mensagens incentivam equipes e tornam internação de infectados menos solitária.

Baixar arquivo