Senado vai apurar uso indevido da senha de Major Olímpio

Se houver índícios de irregularidades, o caso será investigado

Publicado em 19/03/2021 - 18:31 Por Kariane Costa, repórter da Rádio Nacional - Brasília

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, informou que vai apurar se houve uso indevido da senha do senador Major Olímpio para destinar emendas a projetos quando ele já estava entubado no hospital. Em nota à imprensa, Pacheco disse que se houver indícios de irregularidades vai pedir investigação sobre o fato.

A morte do senador Major Olímpio por complicações relacionadas à covid-19 foi confirmada, nessa quinta-feira, pela família do político. Logo depois uma reportagem da Revista Crusoé revelou que foram incluídas sete emendas ao projeto de lei que incentiva a cabotagem, criando a chamada BR do Mar.

Cabotagem é o nome dado a navegação entre os portos marítimos, perto da costa. A matéria libera progressivamente o uso de navios estrangeiros entre portos brasileiros, mesmo que as embarcações tenham sido construídas fora do país. Hoje a cabotagem é feita apenas pelas empresas brasileiras de navegação e com autorização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários.

O sistema aponta que as emendas do senador foram incluídas no dia 17 de março, um dia antes de sua morte cerebral. Major Olímpio já havia se manifestado publicamente contra a proposta.

Em nota, a assessoria do parlamentar negou que houvesse qualquer indício de ilegalidade ou má-fé. Segundo o texto, os assessores cumpriram uma orientação do próprio senador.

A nota diz ainda que Major Olímpio se reuniu com representantes do setor de Cabotagem, virtualmente no dia 17 de dezembro do ano passado e presencialmente, em audiência realizada em São Paulo, no dia 19 de fevereiro.

A equipe do parlamentar argumenta também que o senador solicitou, à época, à sua assessoria que elaborasse os projetos de emendas e determinou sua consolidação.

A nota também lembra que é comum o cadastramento das propostas legislativas no sistema por assessores com senhas próprias, disponibilizadas pelos parlamentares, e que durante o cadastramento das emendas no sistema informatizado, o senador Major Olímpio estava ainda exercendo o mandato.

Edição: Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Paciente com covid tem alta após transplante duplo de pulmões

Henrique Batista do Nascimento teve alta do hospital na noite dessa segunda-feira (20) e, agora, ele, a esposa Kattiane Mendes, e o filho fazem planos.

Baixar arquivo
Saúde

Média móvel de mortes por covid diminui, mas ainda é de 510 óbitos

Mais de 142 milhões de brasileiros acima de 18 anos, o que corresponde a mais de 90% dos adultos do país, estão vacinados com ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19. A imunização completa, com as duas doses ou dose única, alcançou mais de 50% do público-alvo. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Lançado no Rio o projeto de recuperação da mata ciliar do Rio Guandu

Um projeto para recuperação da mata ciliar do Rio Guandu, que corta 15 municípios do estado, foi lançado pela  Cedae, Companhia Estadual de Águas e Esgotos, nesta terça-feira. A ação celebra o  Dia Mundial da Árvore, e prevê o plantio de 1 milhão de árvores em até cinco anos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Unesco e multinacionais francesas lançam plano para Amazônia Central

O Plano de Ação da Reserva da Biosfera da Amazônia Central prevê 118 ações. A  reserva foi criada em 2001 e engloba 30 municípios do Amazonas e um de Roraima, cobrindo 197 mil quilômetros quadrados, área equivalente a quase todo o estado do Paraná.

Baixar arquivo
Segurança

RJ vai implantar sistema de câmeras nos uniformes das Polícias

Serão adquiridos, por meio de licitação, 22 mil equipamentos de filmagem que, segundo o governo, além de proteger os servidores em casos de falsas acusações, aumentarão a transparência e a fiscalização das ações policiais. As imagens geradas pelo sistema ficarão armazenadas por até um ano.

Baixar arquivo
Esportes

Fluminense empata com Cuiabá e fica na 8ª posição no Brasileirão

O Fluminense empatou com o Cuiabá nesta segunda-feira (20) por 2 a 2 e, agora, ocupa a oitava colocação do Campeonato Brasileiro. Já o Cuiabá está em nono lugar.

Baixar arquivo