Bolsonaro diz que vai repor valores cortados no Orçamento

Publicado em 26/04/2021 - 14:37 Por Sayonara Moreno - Rádio Nacional - Brasília

Em viagem à Bahia, nesta segunda-feira (26), o presidente Jair Bolsonaro anunciou que o governo vai repor os valores cortados no Orçamento, como forma de evitar que o país pare. A declaração foi dada no evento de inauguração de mais de 22 quilômetros de duplicação da BR 101, que liga a cidade de Feira de Santana à cidade de Esplanada, na Bahia.

A parte duplicada soma 58 quilômetros, segundo informações do ministério da infraestrutura. O ministro da pasta, Tarcísio Gomes citou que Feira de Santana é o maior entroncamento rodoviário de toda a Região Nordeste e que a duplicação vai melhorar a logística de uma região com fábricas de grande porte, como cervejarias, de refrigerantes e plantações de eucalipto para indústria de celulose e carvão vegetal.

Bolsonaro também voltou a criticar as medidas de combate à contaminação pelo coronavírus, como fechamento de comércios nos estados. Desde os primeiros decretos estaduais, durante a pandemia, o presidente Bolsonaro vem atribuindo as perdas de emprego aos governadores. Segundo ele, a economia deve ser, também, priorizada.

Desde o início da pandemia, o Brasil soma mais de 390 mil mortes por covid-19. O último levantamento do ministério da saúde mostra que mais de 14 milhões de pessoas já se infectaram com o vírus. Devido ao alto número de casos, no Brasil, o supremo tribunal federal confirmou, em plenário, que o Governo Federal tem competência para adotar medidas de enfrentamento à doença.

No entanto, os ministros da corte entenderam que isso não afasta a competência de estados e municípios a tomar providências, quando governadores e prefeitos acharem necessário.

Edição: Paula de Castro / L Pedrosa

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo