Câmara discute medidas de apoio aos órfãos da pandemia

Publicado em 13/04/2021 - 16:18 Por Lucas Pordeus Leon, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A pandemia da Covid-19 já tirou a vida de mais de 350 mil pessoas no Brasil. Muitas crianças e adolescentes perderam seus pais, mães, tios ou avós e ficaram órfãos ou perderam parte da renda familiar.

Nesta terça-feira, a Câmara dos Deputados discutiu o tema na busca por soluções e ouviu especialistas, organizações não governamentais e representantes do governo.

A responsável por um projeto de ajuda para quem perdeu familiares para a Covid-19 em Manaus, Glauce Pereira, contou que fornece alimentos e insumos básicos para 105  crianças e jovens em situação de grave vulnerabilidade social.

O consultor do Unicef no Brasil, Fundo das Nações Unidas para a Infância, Benedito dos Santos, recomendou  o fortalecimento das redes de apoio às crianças e adolescentes.

Para tentar entender a dimensão do problema das crianças órfãs por causa da pandemia, o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos vai contratar instituições que façam um levantamento a nível nacional, como informou a diretora do departamento de promoção e fortalecimento dos direitos da Criança e do Adolecente, Luciana Dantas Oliveira.

Já o presidente da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19 da Câmara, o deputado Luizinho, do PP fluminense, fez um apelo para que seja criado um programa nacional para atender a essas crianças.

O objetivo da audiência pública foi fornecer elementos para que o Congresso promova medidas de apoio aos órfãos da pandemia.

Edição: Leila Santos/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Governo restringe entrada de estrangeiros vindos da Índia

Após recomendação da Anvisa, o governo federal proibiu temporariamente a entrada no país de passageiros estrangeiros de voos com origem ou passagem pela Índia, pelo Reino Unido, pela Irlanda do Norte e pela África do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Quadro de saúde de Bruno Covas é irreversível, segundo boletim médico

Covas soube que estava com câncer entre o esôfago e o estômago em 2019. Internado desde 02 de maio no hospital Sírio-Libanês, ele está sedado e acompanhado de familiares.

Baixar arquivo
Saúde

Município de Botucatu realiza vacinação em massa

A iniciativa consiste em estudo da vacina produzida pelo laboratório Astrazeneca; e é resultado de parceria entre a Prefeitura, Governo Federal, Unesp, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu e Fundação Gates.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro tem melhora no risco da pandemia

A região norte saiu da bandeira laranja e passou para a amarela, risco baixo; e a região litorânea foi da laranja para a vermelha. Com as mudanças o estado fica na bandeira laranja, que indica risco moderado.

Baixar arquivo
Política

Corpo de Picciani é cremado em cerimônia no Rio de Janeiro

Jorge Picciani morreu aos 66 anos, na madrugada dessa sexta-feira, no hospital Vila Nova Star, em  São Paulo, onde estava internado desde o dia 8 de abril, para tratar de um câncer na bexiga.

Baixar arquivo
Saúde

Lewandowski concede a Pazuello direito de ficar em silêncio na CPI

A decisão contempla parcialmente o pedido de habeas corpus feito pela Advocacia-Geral da União e inclui o direito a não responder perguntas que possam incriminá-lo em seu depoimento, marcado para a próxima quarta-feira (19).

Baixar arquivo