Covid-19: Câmara aprova texto sobre compra de vacinas por empresas

Previsão é que mesma quantidade de doses seja oferecida ao SUS

Publicado em 07/04/2021 - 11:43 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do projeto de lei que permite às empresas privadas comprarem vacinas contra à covid-19 para imunização gratuita dos próprios empregados antes mesmo do SUS vacinar toda população do grupo prioritário. O texto, porém, obriga as empresas a doarem ao Sistema Único de Saúde a mesma quantidade usada nos funcionários.

Foram 317 votos a favor e 120 contrários ao projeto. Os parlamentares ainda precisam votar quatro destaques que podem alterar o texto, em uma nova sessão marcada para esta quarta-feira (7). Ao defender a medida, o líder do Cidadania na Câmara, deputado Alex Manente, de São Paulo, argumentou que o projeto amplia a oferta de vacinas no país.

Atualmente, uma lei,  sancionada há um mês atrás, já permite a compra de vacinas pela iniciativa privada. Mas, só autoriza a vacinação dos quadros da empresa após todos os grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunizações receberem as doses. 

Já o projeto em discussão na Câmara permite a vacinação pela iniciativa privada de forma imediata. As empresas poderão imunizar tanto os empregados diretos, como os terceirizados, estagiários ou autônomos que prestem serviços à companhia que adquirir as vacinas.

A oposição tentou obstruir a votação argumentando que a medida legaliza furar a fila da vacinação, passando na frente dos grupos prioritários da população, como defendeu o líder da minoria na casa, o deputado Marcelo Freixo, do PSOL do Rio de Janeiro.

O projeto em discussão ainda determina que as compras feitas aos laboratórios que já fecharam contratos com o governo federal só poderão ser entregues depois da farmacêutica responsável cumprir integralmente o repasse das doses ao Ministério da Saúde.

Edição: Leila Santos/Adrielen Alves

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo