Covid-19: indígenas pedem vacinação ampla para não aldeados

Assunto foi tema de audiência pública na Câmara dos Deputados

Publicado em 20/04/2021 - 08:29 Por Kariane Costa - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Especialistas e representantes dos povos indígenas pediram prioridade para a vacinação de indígenas que vivem em áreas urbanas.

O apelo foi feito durante audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados nessa segunda-feira (19), que reuniu especialistas e autoridades para discutir o tema.

O Plano Nacional de Vacinação do Governo Federal incluiu os indígenas nos grupos prioritários, mas somente aqueles que vivem nas aldeias.

Diante dessa situação, a deputada Joenia Wapichana, do partido Rede, defendeu que indígenas não aldeados também precisam ser vistos como prioridade. De acordo com a parlamentar, grupos fora das reservas também estão em situação de vulnerabilidade e têm contato intenso com população das aldeias

O Procurador da República Gustavo Kenner , que integra o grupo de trabalho de saúde indígena do Ministério Público Federal, avalia que há um equívoco em excluir da vacinação os índigenas que moram nas cidades.  Ele lembra que eles vivem fora de suas aldeias, mas em áreas rurais, periferias de centros urbanos, acampamentos provisórios e terras em processo de demarcação.

Para o procurador a vinculação da identidade indígena com seu território não pode ser usada para justificar para exclusão.
Cabe lembrar que o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso determinou que o governo priorize também a vacinação de indígenas que moram em cidades e em territórios não homologados.

Segundo censo do IBGE de 2010, dos 896,9 mil indígenas que viviam no Brasil, 57,7% estavam em terras indígenas e 42,3% fora delas.

Dados do Comitê Nacional de Vida e Memória Indígena mostram que desde o início da pandemia já são 50 mil 853 casos confirmados de contaminação, mil e 15 indígenas mortos e 163 povos afetados pela covid-19.

 

Edição: Roberto Piza/Adrielen Alves

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo