logo Radioagência Nacional
Política

CPI da Pandemia convoca ex-ministros da saúde Mandetta e Teich

Na próxima terça-feira eles serão ouvidos pelos senadores
Baixar
Maíra Heinen - Rádio Nacional
29/04/2021 - 15:32
Brasília

Na próxima terça-feira, dia 4 de maio, a CPI da Pandemia vai ouvir os ex-ministros da saúde Henrique Mandetta e Nelson Teich. A convocação foi aprovada pelos senadores nesta quinta-feira.

Eduardo Pazzuello, que ocupou a pasta até o dia 15 de março deste ano, será ouvido na quarta-feira, e na próxima quinta, a expectativa é que os senadores recebam o atual ministro da saúde, Marcelo Queiroga e o presidente da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Antônio Barra Torres.

A reunião desta quinta-feira foi marcada por questões de ordem e embates entre os senadores, o que prolongou a sessão. Entre outras questões, foi solicitado que os depoimentos das testemunhas pudessem ser feitos de forma presencial. O pedido do senador Marcos Rogério foi indeferido pelo presidente da comissão, senador Omar Aziz.

Senadores da base do governo solicitaram ainda que os requerimentos da oposição e do governo fossem votados de forma alternada. Mas o presidente da Comissão, Omar Aziz, rebateu esse pedido.

Havia a previsão de que o plano de trabalho fosse apreciado na sessão desta quinta-feira, mas após acordo entre os parlamentares, a aprovação do documento ficou para a semana que vem, assim que for disponibilizado entre os parlamentares. Para o vice-presidente da Comissão, senador Randolfe Rodrigues, apesar de não ter sido ainda aprovado, o plano já está em curso.

Além das primeiras convocações, 310 requerimentos de informações foram aprovados. Os dados solicitados pela CPI devem ser disponibilizados em até 5 dias úteis.

A CPI deve contar também com o auxílio de um delegado da polícia federal, um auditor do Tribunal de Contas da União e um epidemiologista, para a análise dos documentos e dados.

x