CPI da Pandemia se reúne hoje para definir plano de trabalho

Expectativa é que depoimentos comecem na próxima semana

Publicado em 29/04/2021 - 09:25 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A CPI da Pandemia tem reunião marcada nesta quinta-feira (29) para discutir o plano de trabalho e definir os primeiros depoimentos. Já está na mira do relator, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), a convocação do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e dos 3 ex-chefes da pasta: Eduardo Pazuello, Nelson Teich e Luiz Henrique Mandetta.

O vice-presidente do colegiado, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou que a expectativa é que os depoimentos comecem já na próxima semana.

Até o momento, mais de 180 requerimentos foram apresentados, entre pedidos de informação e convocação de autoridades. 58 são para a CPI ouvir testemunhas.

Além de três ex-ministros da Saúde que atuaram durante a pandemia de coronavírus, e do atual, Marcelo Queiroga, também há requerimentos para a convocação de outros três ministros: Paulo Guedes, da Economia; Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia e Inovações; e Wagner Rosário, da Controladoria-Geral da União (CGU).

O suposto desvio de recursos repassados pela União a estados e municípios também é alvo de uma série de requerimentos de convocação e pedidos de informação. Devem ser convocados representantes do Fórum dos Governadores e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, além do prefeito de Manaus, David Almeida, e do secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo.

O objetivo da CPI da Pandemia é apurar as ações do governo federal no enfrentamento da pandemia no Brasil, o agravamento da crise sanitária no Amazonas e irregularidades no uso dos recursos da União pelos estados, Distrito Federal e municípios.

Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Economia

Empresas aéreas: Senado aprova gratuidade no despacho de bagagens

O Senado manteve a gratuidade para despachar bagagens de até 23 quilos em voos nacionais.  A proposta já passou pela Câmara, mas como houve modificações no texto, volta para uma nova análise dos deputados.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Civil do Pará investiga a morte da juíza Mônica Maria Andrade

A juíza foi encontrada morta dentro de um carro no estacionamento de um prédio em Belém, na manhã desta terça-feira.

Baixar arquivo
Justiça

TSE e Telegram formalizam parceria de enfrentamento a desinformação

O Tribunal Superior Eleitoral e o aplicativo de mensagens Telegram formalizaram nesta terça-feira parceria para o enfrentamento da desinformação.

Baixar arquivo
Política

70 anos: promulgada emenda que amplia idade de nomeação de magistrados

O Congresso Nacional promulgou nessa terça-feira a Emenda à Constituição que aumenta de 65 para 70 anos, a idade máxima para nomeação em tribunais superiores.

Baixar arquivo
Economia

Câmara decide manter isenção para indústria química e petroquímica

O fim da isenção estava previsto para ocorrer de forma gradual até 2025. Porém, no final do ano passado o governo editou uma Medida Provisória acabando com a isenção já neste ano. Com isso, o governo esperava aumentar a arrecadação em mais de  R$ 1,5 bilhão em três anos.

Baixar arquivo
Geral

Podcast Entrevista é Nacional: recompensa para os bons motoristas

A proposta da criação do Cadastro Positivo pretende incentivar o bom comportamento ao volante e deve ser implementada em breve, ouça os detalhes no podcast Entrevista é Nacional.

Baixar arquivo