CPI da Pandemia se reúne hoje para definir plano de trabalho

Expectativa é que depoimentos comecem na próxima semana

Publicado em 29/04/2021 - 09:25 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A CPI da Pandemia tem reunião marcada nesta quinta-feira (29) para discutir o plano de trabalho e definir os primeiros depoimentos. Já está na mira do relator, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), a convocação do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e dos 3 ex-chefes da pasta: Eduardo Pazuello, Nelson Teich e Luiz Henrique Mandetta.

O vice-presidente do colegiado, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou que a expectativa é que os depoimentos comecem já na próxima semana.

Até o momento, mais de 180 requerimentos foram apresentados, entre pedidos de informação e convocação de autoridades. 58 são para a CPI ouvir testemunhas.

Além de três ex-ministros da Saúde que atuaram durante a pandemia de coronavírus, e do atual, Marcelo Queiroga, também há requerimentos para a convocação de outros três ministros: Paulo Guedes, da Economia; Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia e Inovações; e Wagner Rosário, da Controladoria-Geral da União (CGU).

O suposto desvio de recursos repassados pela União a estados e municípios também é alvo de uma série de requerimentos de convocação e pedidos de informação. Devem ser convocados representantes do Fórum dos Governadores e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, além do prefeito de Manaus, David Almeida, e do secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo.

O objetivo da CPI da Pandemia é apurar as ações do governo federal no enfrentamento da pandemia no Brasil, o agravamento da crise sanitária no Amazonas e irregularidades no uso dos recursos da União pelos estados, Distrito Federal e municípios.

Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo