CPI da Pandemia se reúne hoje para definir plano de trabalho

Expectativa é que depoimentos comecem na próxima semana

Publicado em 29/04/2021 - 09:25 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A CPI da Pandemia tem reunião marcada nesta quinta-feira (29) para discutir o plano de trabalho e definir os primeiros depoimentos. Já está na mira do relator, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), a convocação do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e dos 3 ex-chefes da pasta: Eduardo Pazuello, Nelson Teich e Luiz Henrique Mandetta.

O vice-presidente do colegiado, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou que a expectativa é que os depoimentos comecem já na próxima semana.

Até o momento, mais de 180 requerimentos foram apresentados, entre pedidos de informação e convocação de autoridades. 58 são para a CPI ouvir testemunhas.

Além de três ex-ministros da Saúde que atuaram durante a pandemia de coronavírus, e do atual, Marcelo Queiroga, também há requerimentos para a convocação de outros três ministros: Paulo Guedes, da Economia; Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia e Inovações; e Wagner Rosário, da Controladoria-Geral da União (CGU).

O suposto desvio de recursos repassados pela União a estados e municípios também é alvo de uma série de requerimentos de convocação e pedidos de informação. Devem ser convocados representantes do Fórum dos Governadores e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, além do prefeito de Manaus, David Almeida, e do secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo.

O objetivo da CPI da Pandemia é apurar as ações do governo federal no enfrentamento da pandemia no Brasil, o agravamento da crise sanitária no Amazonas e irregularidades no uso dos recursos da União pelos estados, Distrito Federal e municípios.

Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

SP quer retomar aulas presenciais em agosto

A secretaria de educação do estado de São Paulo quer retomar aulas presenciais a partir de agosto sem estabelecer limites de ocupação nas escolas.

Até agora, o limite máximo de alunos em sala de aula é de 35% dos estudantes matriculados.

Baixar arquivo
Geral

576 moradias são entregues para pessoas de baixa renda no RJ

Ao todo, 576 moradias foram entregues nesta quarta-feira (16) para  famílias de baixa renda da cidade de Nova Iguaçu, na baixada fluminense. 

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Novo produto pode substituir óleo de palma na indústria, aponta tese

Uma pesquisa de doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) revelou o potencial do óleo da polpa do tucumã como alternativa ao tradicional óleo de palma, o mais utilizado no mundo em produtos alimentícios industrializados e que tem provocado a destruição de flor

Baixar arquivo
Política

Comissão da reforma administrativa aprova convite a Paulo Guedes

A Comissão Especial da Câmara, criada para discutir a PEC da Reforma Administrativa, aprovou nesta quarta-feira (dia 16), convite ao ministro da Economia, Paulo Guedes.

Baixar arquivo
Saúde

Alcântara (MA) chega à marca de 100% de vacinados

A cidade histórica de Alcântara (MA) atingiu, nesta quarta (16), a marca de 100% da população adulta vacinada contra a covid-19, com pelo menos uma dose.

Baixar arquivo
Saúde

Começou o pré-cadastro de voluntários para testar ButanVac

O Instituto Butantan começou a fazer o pré-cadastro de voluntários para testar a vacina ButanVac. Os testes da nova vacina contra covid-19 vão ser feitos no Hospital das Clínicas na cidade de São Paulo e no Hospital das Clínicas, de Ribeirão Preto, no interior do estado.

Baixar arquivo