Projeto que socorre setor de eventos segue para sanção presidencial

Parcelamento de débitos e isenção de tributos estão entre medidas

Publicado em 07/04/2021 - 22:01 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Aprovada na Câmara e segue para sanção presidencial a proposta que cria programa emergencial para socorrer o setor de eventos em razão do impacto econômico da pandemia.

O projeto prevê o parcelamento de débitos de empresas do setor com o Receita federal, além de outras medidas para compensar o prejuízo financeiro do último ano.

A regra geral prevê desconto de até 70% sobre o valor da dívida, com até 145 meses para pagar.  No caso dos débitos previdenciários, continua valendo o limite de 60 parcelas.

Poderão ser parcelados os débitos com a Receita Federal e a com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, incluídos os do FGTS.

O texto prevê a criação de uma indenização para as empresas do setor que tiveram redução superior a 50% do faturamento entre 2019 e 2020, limitada ao valor global de R$ 2,5 bilhões. O valor que cada empresa vai receber ainda será regulamentado.

O texto aprovado pela Câmara garante às empresas isenção de alguns tributos, como alíquota zero do PIS/Pasep e da Cofins por 60 meses, contados a partir da publicação da lei.

Para custear as despesas, os parlamentares definiram que uma das fontes serão os títulos da dívida pública emitidos pelo Tesouro Nacional.

Vão ser beneficiadas empresas de hotelaria, de eventos, cinemas e parques temáticos, entre outras atividades culturais. Também estão contempladas as entidades sem fins lucrativos.

Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Covid-19: Brasil já aplicou mais de 32 milhões de doses de vacina

Até este sábado (17), foram mais de 32 milhões de doses de vacina contra a covid-19. 24 milhões de pessoas já tomaram a primeira dose e mais de 8 milhões, a segunda dose.

Baixar arquivo
Geral

Fiscalização impede festa para 500 pessoas no Recreio, bairro do Rio

Desde que novo decreto foi publicado, a prefeitura da capital já registrou mais de 13 mil autuações, multando 624 estabelecimentos e ambulantes e fechando 185.

Baixar arquivo
Geral

Nova rodada do auxílio emergencial foi paga hoje

O dinheiro só pode ser movimentado pelo aplicativo CAIXA Tem. Para sacar valor em espécie ou transferir para conta-corrente, é preciso aguardar de duas a quatro semanas.

Baixar arquivo
Geral

Menino de oito anos é baleado na cabeça no Rio; estado é grave

Kaio Guilherme Barauna está internado no Hospital Municipal Pedro II. De acordo com familiares, a criança participava de uma comemoração, quando foi atingida.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Saúde alerta para reforço da vacina contra covid-19

A ideia agora é fazer parcerias com os conselhos regionais de saúde para diminuir esse número.

Baixar arquivo
Geral

Lideranças de rodas de samba, no Rio, buscam apoio para músicos

Uma das frentes para estruturar esse auxilio é a criação de um grupo de trabalho pela Câmara de Vereadores do Rio. 

Baixar arquivo