Relatório de processo de impeachment de Witzel será entregue hoje

Publicado em 29/04/2021 - 12:51 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O relatório final do processo de impeachment do governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, será entregue nesta quinta-feira (29) ao Tribunal Misto responsável pelo julgamento. A votação final sobre o futuro de Witzel está marcada para esta sexta-feira (30).

Enquanto o processo se encaminha para os seus capítulos finais, a defesa de Witzel continua na tentativa de paralisar o impeachment na justiça. Esta semana, a defesa de Witzel impetrou mais uma reclamação no Supremo Tribunal Federal (STF), alegando que, após o seu interrogatório, foram juntados aos autos do processo anexos da delação premiada do ex-secretário de Saúde Edmar Santos, que é figura-chave das acusações contra o governador afastado. Portanto, de acordo com a defesa, Witzel foi ouvido pela corte julgadora sem ter acesso a todo o conteúdo dos autos.

Antes de se manifestar, Alexandre de Moraes (responsável pela decisão) pediu esclarecimentos ao Tribunal Misto, que foram encaminhados nesta quarta-feira (27) pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o desembargador Henrique de Andrade Figueira, que também preside o colegiado que está julgando o governador. Ele afirmou que tanto a defesa quanto a acusação tiveram acesso amplo e irrestrito a esses anexos e que eles não têm relação com as irregularidades das quais Witzel é acusado. O relator do processo considera que as explicações foram claras, e que o processo deve continuar, mesmo aguardando a decisão do ministro.

Caso o processo não seja paralisado por uma decisão de Moraes, o julgamento final de Witzel será iniciado às 9h desta sexta. A acusação e a defesa terão 30 minutos, cada, para fazer sua última sustentação oral. Em seguida, o relator fará a leitura do relatório final e dará seu voto. Por fim, os outros nove membros do Tribunal Misto, composto por 5 deputados e 5 desembargadores do Tribunal de Justiça, farão o mesmo. Caso sete votos favoráveis sejam dados, Wilson Witzel será removido do cargo de governador do Rio de Janeiro de forma definitiva.

Estreante na política e em seu primeiro mandato, ele responde ao processo pelas acusações de que tenha participado de esquemas de corrupção na área da saúde, envolvendo, inclusive, as contratações emergenciais para combater a pandemia de covid-19. Em seu depoimento, Witzel admitiu que irregularidades foram praticadas durante a sua gestão, mas nega que tenha tido envolvimento. Na alegação final, os advogados de Witzel também declararam que não há qualquer indício que possa atrelar o governador afastado a atos de corrupção e que faltam provas indicando que ele tenha cometido algum crime.

Edição: Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Ministério Público pede suspensão de tirolesa no Pão de Açúcar

A instalação da tirolesa no complexo turístico do Pão de Açúcar e da Urca, cartão postal no Rio de Janeiro, enfrenta mais uma batalha judicial.

Baixar arquivo
Educação

Instituições públicas e privadas já podem fazer adesão ao Enare

Já está aberto o prazo para que instituições públicas e privadas sem fins lucrativos façam a adesão ao Exame Nacional de Residência para 2024. O Enare é o exame que oferece vagas de residência médica, multi e uniprofissional para formados ou aqueles cursando o último semestre. Para este ano, a Fundação Getúlio Vargas será a responsável pela prova.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: jovem começou a escrever aos 9 anos

Aos 13 anos Paulo Resende Junior já é escritor. Ele lançou o livro “Mistérios com o Paulo: aventura mitológica”, quando ainda tinha nove anos.

Baixar arquivo
Economia

G20 busca acordo sobre taxação de super-ricos até novembro

O Grupo que reúne as maiores economias do planeta, a União Europeia e a União Africana pode chegar a um acordo sobre a taxação de super-ricos até novembro.  A informação foi dada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em Washington, onde participa da reunião de Primavera d

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ação conjunta promove acesso a benefícios sociais no Rio de Janeiro

Uma parceria do Governo Federal com a com organização não governamental Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro, propõe acelerar o processo de busca ativa de famílias que têm direito aos programas sociais, mas não recebem os benefícios por falta de conhecimento ou informação.

Baixar arquivo
Esportes

Resultados da segunda rodada do Brasileirão

E vamos falar do Campeonato Brasileiro de futebol, complemento da segunda rodada. Tivemos nesta quarta-feira o Grêmio vencendo o Atlético Paranaense por 2 a 0 em Porto Alegre, em Bragança Paulista. O Bragantino bateu Vasco da Gama por 2 a 1.

Baixar arquivo