Relatório de processo de impeachment de Witzel será entregue hoje

Publicado em 29/04/2021 - 12:51 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O relatório final do processo de impeachment do governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, será entregue nesta quinta-feira (29) ao Tribunal Misto responsável pelo julgamento. A votação final sobre o futuro de Witzel está marcada para esta sexta-feira (30).

Enquanto o processo se encaminha para os seus capítulos finais, a defesa de Witzel continua na tentativa de paralisar o impeachment na justiça. Esta semana, a defesa de Witzel impetrou mais uma reclamação no Supremo Tribunal Federal (STF), alegando que, após o seu interrogatório, foram juntados aos autos do processo anexos da delação premiada do ex-secretário de Saúde Edmar Santos, que é figura-chave das acusações contra o governador afastado. Portanto, de acordo com a defesa, Witzel foi ouvido pela corte julgadora sem ter acesso a todo o conteúdo dos autos.

Antes de se manifestar, Alexandre de Moraes (responsável pela decisão) pediu esclarecimentos ao Tribunal Misto, que foram encaminhados nesta quarta-feira (27) pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o desembargador Henrique de Andrade Figueira, que também preside o colegiado que está julgando o governador. Ele afirmou que tanto a defesa quanto a acusação tiveram acesso amplo e irrestrito a esses anexos e que eles não têm relação com as irregularidades das quais Witzel é acusado. O relator do processo considera que as explicações foram claras, e que o processo deve continuar, mesmo aguardando a decisão do ministro.

Caso o processo não seja paralisado por uma decisão de Moraes, o julgamento final de Witzel será iniciado às 9h desta sexta. A acusação e a defesa terão 30 minutos, cada, para fazer sua última sustentação oral. Em seguida, o relator fará a leitura do relatório final e dará seu voto. Por fim, os outros nove membros do Tribunal Misto, composto por 5 deputados e 5 desembargadores do Tribunal de Justiça, farão o mesmo. Caso sete votos favoráveis sejam dados, Wilson Witzel será removido do cargo de governador do Rio de Janeiro de forma definitiva.

Estreante na política e em seu primeiro mandato, ele responde ao processo pelas acusações de que tenha participado de esquemas de corrupção na área da saúde, envolvendo, inclusive, as contratações emergenciais para combater a pandemia de covid-19. Em seu depoimento, Witzel admitiu que irregularidades foram praticadas durante a sua gestão, mas nega que tenha tido envolvimento. Na alegação final, os advogados de Witzel também declararam que não há qualquer indício que possa atrelar o governador afastado a atos de corrupção e que faltam provas indicando que ele tenha cometido algum crime.

Edição: Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

SP quer retomar aulas presenciais em agosto

A secretaria de educação do estado de São Paulo quer retomar aulas presenciais a partir de agosto sem estabelecer limites de ocupação nas escolas.

Até agora, o limite máximo de alunos em sala de aula é de 35% dos estudantes matriculados.

Baixar arquivo
Geral

576 moradias são entregues para pessoas de baixa renda no RJ

Ao todo, 576 moradias foram entregues nesta quarta-feira (16) para  famílias de baixa renda da cidade de Nova Iguaçu, na baixada fluminense. 

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Novo produto pode substituir óleo de palma na indústria, aponta tese

Uma pesquisa de doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) revelou o potencial do óleo da polpa do tucumã como alternativa ao tradicional óleo de palma, o mais utilizado no mundo em produtos alimentícios industrializados e que tem provocado a destruição de flor

Baixar arquivo
Política

Comissão da reforma administrativa aprova convite a Paulo Guedes

A Comissão Especial da Câmara, criada para discutir a PEC da Reforma Administrativa, aprovou nesta quarta-feira (dia 16), convite ao ministro da Economia, Paulo Guedes.

Baixar arquivo
Saúde

Alcântara (MA) chega à marca de 100% de vacinados

A cidade histórica de Alcântara (MA) atingiu, nesta quarta (16), a marca de 100% da população adulta vacinada contra a covid-19, com pelo menos uma dose.

Baixar arquivo
Saúde

Começou o pré-cadastro de voluntários para testar ButanVac

O Instituto Butantan começou a fazer o pré-cadastro de voluntários para testar a vacina ButanVac. Os testes da nova vacina contra covid-19 vão ser feitos no Hospital das Clínicas na cidade de São Paulo e no Hospital das Clínicas, de Ribeirão Preto, no interior do estado.

Baixar arquivo