Senado aprova prorrogação do auxílio emergencial ao setor cultural

Parlamentares também prorrogaram aplicação de recursos na área

Publicado em 01/04/2021 - 09:12 Por Kariane Costa - Brasília

Os senadores aprovaram nessa quarta-feira (31) a prorrogação do auxilio emergencial ao setor cultural e também dos prazos relacionados à aplicação dos recursos da chamada Lei Aldir Blanc, criada pelo Congresso para socorrer o setor da cultura, muito atingido pela pandemia de covid-19. 

O texto aumenta para dois anos, até o fim de 2022, os prazos para aplicação dos recursos pelos municípios na realização das atividades culturais. Esse prazo vale também para a prestação de contas dos projetos culturais já aprovados. A proposta agora segue para a Câmara dos Deputados.

No total, foram destinados R$3 bilhões para estados e municípios que, de acordo com o projeto, terão até o final de 2021 para devolver o dinheiro que não for utilizado. Os recursos começaram a ser repassados no segundo semestre de 2020. O problema é que não houve tempo hábil para os repasses aos agentes culturais.

De acordo com a lei, os municípios teriam um prazo máximo de 60 dias, contado do recebimento do recurso, para a dar destinação a esse dinheiro. Por conta disso, muitos artistas não conseguiram usar o benefício.

Edição: Roberto Piza/Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Políticos repercutem a morte de Marco Maciel, aos 80 anos

Morreu neste sábado (12), o ex-vice-presidente da República Marco Maciel, aos 80 anos, em Brasília.

O político, nascido em Pernambuco, esteve no cargo entre 1995 e 2002, eleito junto com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele era filiado ao PFL, hoje DEM.

Baixar arquivo
Geral

Covid-19: São Luís é 1ª capital a vacinar pessoas com 29 anos ou mais

São Luís é a primeira capital do país a vacinar pessoas a partir de 29 anos sem comorbidades contra a covid-19.

Até domingo (13), será feito um mutirão para acelerar o ritmo da vacinação, conforme anunciou em redes sociais o governador do Maranhão, Flávio Dino.

Baixar arquivo
Geral

Programa Caixa Mais Brasil chega à 100ª edição neste sábado

Durante este fim de semana, a Caixa Econômica Federal promove mais uma edição do programa Caixa Mais Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Covid-19: projeto no DF oferece apoio psicológico a enlutados

Lidar com a morte é um processo doloroso. E desde o início da pandemia do coronavírus, por causa das medidas de segurança e distanciamento social, nem sempre quem perde um ente querido encontra uma rede de apoio para enfrentar esse momento.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pandemia coloca 9 milhões de crianças em risco de trabalho infantil

Os dados estão no relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) publicado para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado neste sábado, 12 de junho

Baixar arquivo
Saúde

Estado do Rio de Janeiro permanece com risco moderado para covid-19

O Mapa de Risco Covid-19 manteve a classificação geral na bandeira laranja, mas segundo o estudo, houve melhora no cenário epidemiológico em seis regiões.

Baixar arquivo