Senado debate projeto que proíbe reajuste de medicamentos na pandemia

Publicado em 14/04/2021 - 13:47 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A autorização para um aumento de até 10% nos remédios no Brasil, no último dia 31 de março, motivou os senadores a discutir um projeto para proibir reajustes de medicamentos durante a pandemia. O autor do projeto, senador Lasier Martins, argumentou que esse último aumento não se justifica.

O Senado realizou nesta quarta-feira (14) uma sessão de debate sobre o reajuste dos medicamentos. A correção nos preços é autorizada anualmente e definida pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, ligada ao Ministério da Justiça. O Secretário-executivo da entidade, Romilson Volotão, explicou que o aumento leva em conta a inflação e fatores como produtividade da indústria, grau de concentração de mercado, variação do câmbio, importações, valor da energia elétrica, entre outros elementos.

Já o representante do IDEC, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Matheus Falcão, argumentou que é preciso mudar a legislação que regulamenta os preços dos remédios.

Também participou da audiência o presidente do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos, Nelson Mussolini. Ele apontou o valor do dólar e da energia elétrica como os maiores responsáveis pelo aumento do custo dos remédios, já que 95% dos insumos para fabricação são importados. E criticou a possibilidade de congelar os preços.

Os senadores também discutiram outros projetos, entre eles, o que altera a regulamentação para definir o preço máximo dos medicamentos, que reduz tributos sobre esses produtos e mais um que dá subsídio para pessoas de baixa renda comprar remédios.

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo