Senado: Projeto garante ações para prevenir suicídio de policiais

Publicado em 06/04/2021 - 21:12 Por Kariane Costa, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com apoio de todos os senadores  presentes na sessão desta terça-feira, o plenário  aprovou  projeto de lei que garante ações para prevenir a depressão e o suicídio nas forças policiais. Essas ações previstas na proposta devem ser incluídas no  Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública

Segundo o autor do projeto, senador Alessandro Vieira  do Cidadania,  os profissionais da segurança pública trabalham diariamente sob forte pressão, o que aumenta o risco de suicídio de policiais, hoje duas vezes maior do que a média verificada na população.

O debate  sobre o suicídio de profissionais ligados à segurança pública ganhou força no Congresso após o caso do policial que foi baleado e morreu após ameaçar colegas com um fuzil em Salvador, na Bahia, na última semana.  O fato  trouxe à tona  a discussão sobre a  importância da atenção  à saúde mental dos policiais e militares.

De acordo com o 13º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, último publicado sobre o tema , foram registrados 104 suicídios de policiais civis e militares em 2018.

Edição: Beatriz Arcoverde/ Roberto Piza

Últimas notícias
Política

TCU aprova contas do governo federal de 2021 com ressalvas

Dentre os problemas apontados estão: o desvio de finalidades na aplicação de recursos da Seguridade Social; e a aplicação abaixo do previsto em projetos de irrigação na região Centro-Oeste.

Baixar arquivo
Geral

Entenda como funciona o golpe com criptomoedas chamado de "rug pull"

Um novo golpe está tirando o sono de quem investe em criptomoedas. É o chamado “rug pull”, expressão que, em inglês, significa “puxada de tapete”.
 

Baixar arquivo
Justiça

Caso Henry Borel: acusada pela morte do filho, Monique volta à prisão

Ela deve permanecer, por decisão da Justiça, até que sejam apuradas as supostas ameaças que alegou ter recebido no presídio onde estava antes de ser autorizada a prisão domiciliar. 

Baixar arquivo
Geral

Governo faz acordo com WhatsApp para alertas de desastres naturais

O Ministério do Desenvolvimento Regional assinou um acordo de cooperação técnica nesta quarta-feira (29) com o Whatsapp para emitir alertas de desastres à população em todo o país.

Baixar arquivo
Cultura

Arte Clube: cineasta Vladimir Carvalho é tema de documentário

De acordo com Márcio de Andrade, o documentário promove um diálogo de ideias e imagens entre o cinema de Vladimir Carvalho, e o irmão dele, o fotógrafo de cinema e diretor Walter Carvalho.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19 mata duas crianças menores de 5 anos por dia no Brasil

Segundo a Fiocruz, enquanto no Mato Grosso a proporção de mortes em 2020 e 2021 ficou em 0,12 a cada mil nascidos vivos, no Sergipe a taxa sobe para 1,24: dez vezes mais.

Baixar arquivo