Arthur Lira pede mais velocidade no ritmo de vacinação

Publicado em 27/05/2021 - 08:39 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, diz que é preciso acelerar o ritmo de vacinação contra a covid no Brasil. Lira reclamou que o número de vacinados tem diminuído e lembrou que o país chegou a imunizar 1 milhão de pessoas por dia em abril e que agora está entre 100 e  200 mil doses aplicadas diariamente. 

Além da falta de vacina, que ajuda a reduzir o número de imunizados, Arthur Lira observou que a procura está baixa, sugerindo que é preciso reavaliar o Plano Nacional de Imunização que, na opinião dele, estendeu a vacinação para grupos com comorbidade e reduziu a vacinação pelo critério de idade.

As declarações do presidente da Câmara foram feitas em entrevista à Bandnews. Lira alertou que há casos de falsos atestados de comorbidades para furar a fila da vacinação. E também adiantou que, até esta quinta-feira, a Anvisa deve aprovar a vacina indiana Covaxin. Procurada, a Anvisa informou que a Covaxin ainda está sendo analisada e não há previsão para divulgar o resultado.

O presidente da Câmara Lira afirmou ainda, durante a entrevista, que o Congresso está articulado a favor da imunização contra a covid-19 e que tem se reunido com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para ajudar na aceleração da vacinação e diminuir as mortes.

A reportagem solicitou um posicionamento da pasta sobre as declarações do presidente da Câmara, até o fechamento desta reportagem não obtivemos retorno.

Conforme o último balanço do Ministério da Saúde, o Brasil chegou a marca de 454.429 óbitos pelo novo coronavírus. O país tem 16.274.695 infectados pela doença.

Segundo o Ministério, 21 milhões de pessoas tomaram a segunda dose de um dos imunizantes disponíveis. O número de quem tomou a primeira a primeira dose, de acordo com a pasta, é maior, chega a 42 milhões de pessoas. Até o momento, 89 milhões de doses foram entregues pelo governo federal aos estados municípios.

Edição: Roberto Piza/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo