Cartão Nacional de Vacinação Online é aprovado na Câmara

Projeto ainda será analisado pelo Senado

Publicado em 18/05/2021 - 12:19 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Mais de um ano após a declaração de pandemia de coronavírus, o avanço da vacinação traz sinais de possíveis formas de retorno a viagens e reaquecimento do turismo, por todo o mundo. Alguns países chegaram a fechar, totalmente, as fronteiras, como forma de conter o avanço dos contágios e proteger a população local.

Diante da reabertura de algumas delas, nações passam a exigir a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19. No Brasil, o famoso cartão de vacinação é um item que, volta e meia, desaparece dos pertences de algum cidadão. Como já existem documentos importantes, em versão digital, como carteira de habilitação e de identidade, o cartão de vacinação também pode ganhar essa versão e ser acessado a qualquer hora, em qualquer parte.

O projeto de lei que cria o Cartão Nacional de Vacinação Online já foi aprovado pela Câmara dos Deputados. Agora, precisa ser analisado pelo Senado.

Um dos autores, o deputado General Peternelli, do PSL, explica que a ideia é vincular o histórico de vacinação ao CPF de cada cidadão brasileiro e evitar a perda do documento em papel.

O projeto prevê que o cartão online seja acessado em qualquer lugar e tenha validade oficial. O sistema também pode emitir um certificado internacional de vacinação, que permite a entrada em países que exigem o documento e vai ser útil, sobretudo para comprovar a imunização contra a covid-19.

Segundo o professor de Relações Internacionais, Carlos Canesin, a ideia do projeto de lei é algo bem parecido com o que turistas utilizam.

Carlos Canesin destaca que a interrupção do fluxo de pessoas entre os países, devido à pandemia, causa paralisação nos fluxos comerciais, de pesquisa e desenvolvimento e do turismo.

O projeto da carteira nacional de vacinação online prevê a substituição da carteira em papel. No entanto, quem não tem acesso à forma virtual poderá solicitar impressão do documento.

Edição: Sâmia Mendes/Adrielen Alves

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo