Comissão da Covid-19 no Senado debate obstáculos para vacinas

Negociação de consórcio e compra da Sputnik V foram os temas abordados

Publicado em 07/05/2021 - 14:50 Por Maíra Heinen - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Comissão da Covid-19 no Senado Federal debateu nesta sexta-feira (7) os obstáculos para se ter mais vacinas para a população. A negociação dos imunizantes por meio do Consórcio Covax Facility e a compra da vacina russa, Sputnik V, foram os temas abordados.

O governador do Piauí, Wellington Dias, como presidente do Consórcio de Estados do Nordeste, destacou o mal-estar internacional que causou a não aprovação da vacina produzida pelo instituto russo Gamaleya.

Welligton Dias fez um apelo para que senadores façam uma mediação junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pela vacina.

Mas são vários os motivos para a não aprovação do imunizante russo, segundo o diretor da Anvisa, Alex Machado. Ele explica que não se trata apenas da questão do chamado vírus replicante.

O representante da farmacêutica União Química, fabricante da Sputnik V no Brasil, Fernando de Castro Marques, relatou algumas dificuldades em obter mais informações junto à Rússia, por ser um país mais fechado. Mas também destacou a preocupação com um cenário em que o Brasil poderia estar fabricando vacinas e disponibilizando para outros países, ao invés de estar importando imunizantes.

Edição: Paula Castro/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo