Corpo de Picciani é cremado em cerimônia no Rio de Janeiro

O ex-presidente da Alerj faleceu de câncer nesta sexta-feira

Publicado em 15/05/2021 - 12:03 Por Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O velório de Jorge Picciani, ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro por seis mandatos consecutivos, durou apenas duas horas na manhã deste sábado, no saguão principal do Palácio Tiradentes, sede da Alerj, no centro do Rio. 

Depois o velório, o corpo foi levado para o cemitério Jardim da Saudade, na Sulacap, na zona oeste da cidade, onde ocorreu a cerimônia de cremação, restrita à família.

Picciani morreu aos 66 anos, na madrugada dessa sexta-feira, no hospital Vila Nova Star, em  São Paulo, onde estava internado desde o dia 8 de abril, para tratar de um câncer na bexiga.

A Assembleia Legislativa decretou luto oficial por três dias.

Durante a presidência de Picciani, por exemplo, foram instaladas na Assembleia do Rio de Janeiro as CPIs do Propinoduto e das Milícias; e criados o Fórum Permanente de Desenvolvimento do Estado, a TV Alerj e o Mecanismo de Combate à Tortura.

Mas um dos nomes mais fortes do MDB no Estado também se envolveu em esquemas de corrupção. Em novembro de 2017, Picciani foi preso na Operação Cadeia Velha, acusado de um esquema de propina no setor de transportes do estado. E, um ano depois, voltou a ser preso na Operação Furna da Onça, acusado de participar de esquemas de corrupção do ex-governador Sérgio Cabral.

Edição: Francisco Brasileiro Marques de Sousa Neto

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo