CPI da Pandemia: 9 governadores são convocados para depor

O ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, também foi chamado

Publicado em 26/05/2021 - 17:28 Por Leandro Martins, da Rádio Nacional - Brasília

Nove governadores foram convocados para depor na CPI da Pandemia, no Senado. Eles vão ser ouvidos pela comissão sobre suspeitas de desvio de recursos federais para o combate à Covid-19.

Foram aprovados os requerimentos para convocar o governador Waldez Goes, do Amapá; Wilson Lima, do Amazonas; Ibaneis Rocha, do Distrito Federal; Hélder Barbalho, do Pará; Wellington Dias, do Piauí; Marcos Rocha, de Rondônia; Antonio Garcia, de Roraima; Carlos Moisés de Santa Catarina, e sua vice-governadora Daniela Reinehr; e Mauro Carlesi, de Tocantins. Ainda não há data definida para os depoimentos.

Também será chamado o ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. Já a convocação de prefeitos e ex-prefeitos não foi votada.

Antes do início da sessão desta quarta-feira, os senadores fizeram uma reunião fechada, para definir os nomes dos convocados. Na hora da votação, houve desentendimentos entre os senadores sobre o que havia sido acordado antes.

O senador amapaense Randolfe Rodrigues chegou a apresentar um requerimento para a convocação do presidente Jair Bolsonaro, mas o presidente da CPI, Omar Aziz negou a apreciação do pedido.

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia aprovou ainda a reconvocação do ministro da Saúde Marcelo Queiroga, e do ex-ministro Eduardo Pazuelo. Também serão chamados a ex-secretária do Ministério da Saúde Luana Araújo; o ex-assessor especial Artus Soligo, e Markinhos Show, marqueteiro da pasta na gestão de Pazuelo, além de Marcos Marques, que chefia a comunicação do Ministério da Saúde.

A CPI vai convocar também o assessor especial da presidência da República para assuntos internacionais, Felipe Martins; e o ex-assessor Artur Weintraub.

Os senadores vão ouvir ainda o representante da empresa de oxigênio hospitalar White Martins, Pedro Baraúna.

A sessão para votar requerimentos foi encerrada quase uma hora da tarde. E nesta quinta-feira, a CPI volta a se reunir para ouvir o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas. Ele vai falar sobre a produção da vacina Coronavac, em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

Edição: Bianca Paiva e Luiz Cláudio Ferreira

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo