CPI da Pandemia: Pazuello defende a vacina como proteção ao covid-19

Publicado em 19/05/2021 - 16:21 Por Leandro Martins, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, começou seu depoimento na CPI da Pandemia, nesta quarta-feira, lamentando as mortes causadas pela covid-19 no país, e apontou que as ações na saúde pública salvaram a vida de 13 milhões de brasileiros. Segundo Pazuello, com o trabalho do Ministério, o país está chegando a 100 milhões de vacinas distribuídas.

Questionado sobre sua competência para comandar a pasta da Saúde, Pazuello lembrou alguns ex-ministros, como o senador José Serra, que também não eram da área médica. E disse que, como general, comandou unidades de saúde do Exército, mas ressaltou a necessidade de assessoria técnica aos ministros.

Pazuello negou ter recebido orientação do Presidente Jair Bolsonaro na condução do ministério, nem diante da pandemia. E rejeitou a acusação de que não teria dado resposta à proposta do laboratório Pfizer, após a oferta de vacinas ao Brasil.

Perguntado sobre a orientação do ministério para o uso da Cloroquina como remédio contra o coronavírus, Eduardo Pazuello explicou que, no início da pandemia, alguns médicos defendiam o uso do medicamento, e acrescentou que 29 países têm protocolos do uso da medicação no tratamento da covid-19.

Quando perguntado sobre uma possível estratégia de imunidade de rebanho, Eduardo Pazuello se disse contrário, e defendeu a vacinação como proteção contra a doença.

Eduardo Pazuello também foi questionado sobre a crise da falta de oxigênio em Manaus, no início deste ano. O ex-ministro disse que a competência da gestão da saúde é dos estados e municípios, mas que começou a tomar providências logo após ser informado do problema.

Sobre a sua demissão do Ministério da Saúde, o ex-ministro afirmou que sua missão estava cumprida.

Edição: Sheily Noleto/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo