SC: Governador Carlos Moisés é absolvido em processo de impeachment

Publicado em 07/05/2021 - 19:17 Por Gésio Passos* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Por apenas um voto, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, do PSL, foi absolvido no processo de impeachment e deve retomar ao cargo ainda nesta sexta-feira.

Tribunal especial, composto por cinco deputados estaduais e cinco desembargadores, julgou ao longo do dia se o governador cometeu crime de responsabilidade na compra de 200 respiradores pulmonares por R$ 33 milhões sem licitação.

Para ocorrer o impeachment, seriam necessários sete votos favoráveis, porém seis dos julgadores consideraram que Moisés cometeu o crime. Todos os desembargadores e um, dos cinco dos deputados, votaram pela responsabilização de Carlos Moisés. Assim o governador se salvou da cassação.

Durante o julgamento, o advogado de defesa do governador, Marcos Probst, alegou que Carlos Moisés não tinha conhecimento da compra dos respiradores. Um dos cinco advogados de acusação, Leonado Borchardt, contestou a defesa e disse que o governador teve participação na compra fraudulenta.

Nas redes sociais, Carlos Moisés disse que a decisão põe um ponto final às tentativas de atribuir falsamente a ele a prática de atos ilegais.

O governador estava afastado do cargo desde o final de março, sendo substituído por sua vice, Daniela Reinehr. Esse é o segundo julgamento de pedido de impeachment contra Carlos Moisés. Ele também foi absolvido, no ano passado, em outra ação.

 

* Com colaboração de Sayonara Moreno.               

Edição: Bianca Paiva/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo