Parecer da reforma administrativa é lido na CCJ da Câmara

Publicado em 17/05/2021 - 13:38 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Mesmo com a obstrução da oposição, foi lido, nesta segunda-feira (17), o parecer da reforma administrativa na CCJ, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. A retirada do tema da pauta foi rejeitada pela maioria da comissão, com 42 votos contra 20.

Com a obstrução da oposição, demorou duas horas e meia para a leitura do parecer ser iniciada. O relator na CCJ, o deputado Darci de Matos (PSD/SC) pediu a aprovação do texto, mas com a retirada de dois pontos, entre eles, o que permite ao presidente da República extinguir, transformar ou fundir órgãos da Administração Pública via decreto, sem análise do parlamento.

O relator também pediu, no parecer, a retirada do trecho que impede que os servidores de cargos típicos de Estado exerçam alguma outra atividade remunerada. Após a leitura do relatório, foi dada vista coletiva. Com isso, a CCJ deve voltar a discutir e votar o texto na próxima quinta-feira (20). Nesta fase de tramitação da reforma, os deputados discutem a constitucionalidade da proposta apresentada pelo governo federal. 

A Proposta de Emenda à Constituição da reforma administrativa prevê, entre outras mudanças, o fim da estabilidade no serviço público, com exceção das atividades consideradas típicas de Estado. Parlamentares da oposição argumentaram que a reforma prejudica os serviços públicos.

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo