Pazuello presta depoimento pela segunda vez na CPI da Pandemia

Publicado em 20/05/2021 - 19:01 Por Leandro Martins, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

No segundo dia em que prestou depoimento na CPI da Pandemia, no Senado, o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que não foi do Ministério da Saúde a responsabilidade pela falta de oxigênio nas UTIs dos hospitais de Manaus, no Amazonas, no início deste ano.

Nesta quinta-feira, o ex-ministro afirmou que, no planejamento entregue pelas secretarias ao ministério, no início de janeiro, não foi informado que estavam acabando os cilindros de oxigênio para os internados com covid-19, na capital amazonense. E que a empresa fornecedora do insumo, White Martins, também não avisou que a reserva estava esgotada, na Região Norte.

Segundo Eduardo Pazuello, ele soube da falta de oxigênio em 10 de janeiro deste ano, e no dia seguinte, o governo federal já estava preparando o envio de cilindros de oxigênio ao Amazonas.

O ex-ministro foi questionado, ainda, sobre o fechamento de um hospital de campanha em Manaus, em julho de 2020, que havia começado a funcionar três meses antes. O general atribuiu a decisão ao governo do Amazonas.

Perguntado se houve atraso na decisão de encomendar imunizantes para o Brasil, Pazuello argumentou que dependia de medidas legais, como o cumprimento da Lei do Sistema Único de Saúde (SUS).

O ex-ministro da Saúde disse aos senadores que, enquanto ocupou a pasta, decidiu sozinho estratégias em relação à pandemia e dividiu responsabilidades com gestores dos estados, municípios e com os secretários do ministério.

No fim da manhã, a sessão foi interrompida pelo presidente da CPI, senador Omar Aziz, depois que começou uma discussão envolvendo vários parlamentares, sobre o uso de cloroquina para tratamento dos infectados pelo coronavírus.

Vinte e quatro senadores se inscreveram para fazer perguntas a Eduardo Pazuello.


 

Edição: Sheily Noleto/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Campus Party Brasília deve reunir cem mil pessoas até domingo

O evento é o maior festival do mundo de tecnologia, experiência geek, games, ciência, inovação e empreendedorismo

Baixar arquivo
Geral

Feriado no nordeste será com alerta de perigo por causa das chuvas

Mais de 270 municípios da faixa que vai do Rio Grande do Norte a Alagoas podem ter chuvas de até 50 milímetros por dia, com ventos de até 60 km/h.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Todos os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal, na “Operação Voto Vendido”, que investiga crimes de corrupção, como sonegação de impostos, e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo