Texto que autoriza cannabis no Brasil enfrenta obstrução na Câmara

Publicado em 18/05/2021 - 14:20 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O projeto de lei que autoriza o cultivo da cannabis no Brasil enfrenta obstrução de parlamentares contrários à medida na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (18). O texto em discussão autoriza o cultivo da planta da maconha para fins medicinais, veterinários, científicos e industriais, mas tudo com restrições.

O plantio só seria permitido para pessoas jurídicas, como empresas, associações de pacientes e organizações não-governamentais. O projeto, porém, proíbe a produção ou comercialização de produtos feitos para fumar, como cigarros ou outras mercadorias na forma vegetal. O texto ainda exige autorização da Anvisa ou do Ministério da Agricultura para produção, com regras específicas para os locais de plantio.

A medida sofre uma forte oposição de um grupo de deputados, que usam todos os instrumentos de obstrução para tentar atrasar a matéria. O deputado capitão Alberto Neto, do Republicanos do Amazonas, pediu a retirada do projeto.

Os pedidos para retirar o tema da pauta foram rejeitados por 18 votos contra 16. Os deputados favoráveis às medidas destacaram que o objetivo é garantir acesso de medicamentos à base de maconha que hoje são importados, como argumentou Alex Manente, do Cidadania paulista.

O relator do projeto, Luciano Ducci, do PSB do Paraná, no parecer, destaca que em nenhum momento o projeto fala do uso recreativo da cannabis.

Em determinado momento, por discordância em relação à condução dos trabalhos, o deputado Diego Garcia, do Podemos do Paraná, se levantou e foi bater boca com o presidente da Comissão, deputado Paulo Teixeira, do PT paulista, que o acusou de agressão.

Se aprovado na Comissão Especial, o projeto segue direto para o Senado, por ser uma matéria sujeita à apreciação conclusiva da comissão. Contudo, um requerimento com assinatura de 52 deputados pode levar o projeto para o plenário da Câmara, antes de seguir para o Senado.

Edição: Leila Santos/ Adrielen Alves

Últimas notícias
Justiça

Justiça do Rio arquiva denúncia de "rachadinhas" de Flávio Bolsonaro

A desembargadora Maria Augusta Vaz Monteiro de Figueiredo considerou que houve o reconhecimento do STJ e STF de que os dados que embasaram a denúncia foram obtidos de forma ilícita.

Baixar arquivo
Geral

Podcast Entrevista é Nacional: como salvar vidas no trânsito

Direção perigosa, não parar na faixa de pedestres e usar o celular ao volante são algumas das atitudes que colocam em risco a vida das pessoas no trânsito. Saiba como a campanha Maio Amarelo trabalha para conscientizar a sociedade para a segurança no trânsito.

 

Baixar arquivo
Justiça

Cresce no Brasil número de falsos leilões na internet, diz associação

Segundo dados da Associação dos Leiloeiros Oficiais do Estado de São Paulo, desde março de 2020, ao menos 1.440 sites que hospedam falsos leilões foram identificados em todo país, contra 420 endereços de 2016 a 2019.

Baixar arquivo
Geral

Acidentes de trânsito mataram 5.381 pessoas em 2021

Foram 90 mortes a mais do que as registradas em 2020. Esses dados fazem parte do Anuário 2021 da Polícia Rodoviária Federal e foram divulgados nesta segunda-feira.

Baixar arquivo
Educação

Olimpíada Brasileira do Oceano está com inscrições abertas

Levar a cultura oceânica para perto da população e mostrar sua importância para o dia a dia das cidades. Estas são as metas da segunda edição da Olimpíada Brasileira do Oceano.

Baixar arquivo
Saúde

Covid entra na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças

No total, 52 doenças ou agravos devem ser informados ao Ministério da Saúde quando identificados.

Baixar arquivo