Audiência na Câmara debate comunicação pública para a população negra

Publicado em 14/06/2021 - 21:33 Por Kariane Costa, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Comunicação pública para a população negra. Este foi o tema de audiência na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados nessa segunda-feira. Representando a Empresa Brasil de Comunicação, o diretor-geral, Roni Baskys, falou sobre o papel da EBC no combate ao racismo e na promoção da equidade racial.

Roni listou os programas da grade da TV Brasil que abordam o tema e levam esse conteúdo para o telespectador brasileiro. Ele também destacou que a EBC é o único veículo que chega, por meio das ondas curtas da Rádio Nacional da Amazônia, a municípios do interior do país e comunidades quilombolas, inclusive, à população ribeirinha no norte do país. Ele destacou que a empresa cumpre um papel estratégico na região amazônica. O diretor disse ainda que temas relacionados à população negra no país são considerados relevantes para a empresa.

Representando os empregados da EBC, a jornalista Juliana Cézar Nunes, diretora-geral do Sindicato dos Jornalistas em Brasília, também participou da audiência. Juliana lembrou que a representatividade negra na EBC, presente nas telas, nas pautas, ondas do rádio e na internet contribuiu para que a empresa tenha sido a única de comunicação a receber em 2005 o selo pró-equidade de gênero e raça pela Secretaria de Política para as Mulheres e Promoção Racial. Ela afirma que o trabalho jornalístico da empresa, que já foi reconhecido também em outros prêmios, precisa hoje ser resgatado e reforçado nos debates e em pautas contra o racismo, abrindo mais espaço para a leitura da cultura negra no país.

O debate foi uma iniciativa da deputada Benedita da Silva (PT-RJ) para quem os serviços públicos da EBC devem atender a pluralidade étnica - racial que existe no Brasil.

Diante dos dados apresentados e do papel que cumpre a EBC, a deputada federal Jandira Feghali, do PCdoB, defendeu que a empresa não pode ser privatizada já que atende  a um direito constitucional.

Outro dado destacado na audiência na Câmara dos Deputados foi o alcance dos veículos de comunicação pública da EBC. A TV Brasil, canal aberto da empresa, é hoje  a nona emissora entre as 95 TVs abertas e fechadas mais assistidas em todo o Brasil. Foi lembrado também que a EBC tem a maior cobertura nacional em emissoras de rádio e uma agência de notícias que no ano passado registrou 95 milhões de acessos e que fornece 12% do conteúdo dos portais  brasileiros.

Edição: Roberto Piza/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo