CPI: Witzel diz que falta de diálogo com governo agravou crise

Ex-governador sofreu impeachment em abril

Publicado em 16/06/2021 - 18:00 Por Leandro Martins, da Rádio Nacional - Brasília

O ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, afirmou que a crise da covid-19 no país foi agravada pela falta de diálogo com o governo federal. E que, no início da pandemia, os governadores tentaram se reunir por diversas vezes com representantes do Executivo, sem sucesso.

Witzel depôs nesta quarta-feira na CPI da Pandemia, no Senado. Ele foi convocado para esclarecer denúncias de irregularidades durante seu mandato, relacionadas à crise provocada pelo novo coronavírus.

Protegido por um habeas corpus concedido pelo ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, Witzel não precisaria comparecer, e nem responder a todas as perguntas dos parlamentares.

Sobre as denúncias de superfaturamento em equipamentos como respiradores, ele disse o seguinte: os governadores foram obrigados a comprar esse material com urgência, ficando à mercê de preços internacionais. Em relação as OSs, organizações sociais acusadas de corrupção na saúde, Wilson Witzel disse que buscou investigá-las, antes de ser afastado do cargo.

A sessão foi encerrada pouco depois das duas da tarde, quando o presidente da CPI, senador Omar Aziz, disse que Wilson Witzel pediu para se ausentar, alegando o habeas corpus. Em entrevista coletiva, depois da sessão, Witzel afirmou que vai enviar documentos sigilosos à Comissão, que podem ajudar nas investigações que resultaram na perda do cargo de governador. Ele sofreu impeachment em abril deste ano.

Antes do início do depoimento de Wilson Witzel, em votação de requerimentos, os senadores da CPI da Pandemia decidiram convocar representantes dos laboratórios Jansen do Brasil e Precisa Medicamentos. A Comissão também aprovou quebras de sigilo telefônico, telemático, fiscal e bancário de empresários, entre eles, executivos de empresas farmacêuticas. 

Edição: Bianca Paiva e Luiz Claudio Ferreira

Últimas notícias
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colombia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo
Geral

Ganhadores do Nobel de Medicina, Física e Química estão no Brasil

Três importantes cientistas ganhadores do Prêmio Nobel estão no Brasil para uma série de palestras no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fórum de Cidades Amazônicas discute resiliência urbana

A cidade de Belém recebe nesta terça-feira a reunião anual do Fórum de Cidades Amazônicas, que reúne representantes das prefeituras dos municípios que estão dentro do bioma em toda a América Latina.  

Baixar arquivo