Deputado do Amazonas Fausto Junior depõe na CPI da Pandemia

Publicado em 29/06/2021 - 17:26 Por Leandro Martins, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Convocado pela CPI da Pandemia, o deputado estadual do Amazonas, Fausto Junior, do MDB, falou durante depoimento, nesta terça-feira, sobre os resultados de uma outra CPI, a da Saúde, instalada pela Assembleia Legislativa amazonense.

Ele foi o relator dessa comissão estadual e apresentou aos senadores dados de 2011 a setembro de 2020.

Fausto Júnior disse que o Amazonas estava à beira do colapso havia muitos anos e que todos os governadores desse período deveriam ter sido indiciados. As afirmações causaram reações acaloradas tanto do senador Omar Aziz, do PSD, quanto do senador Eduardo Braga, do MDB, os dois representantes do Amazonas na Comissão do Senado. Fausto Júnior explicou que a CPI da Saúde no estado ocorreu antes da crise de oxigênio na capital Manaus.

O deputado Fausto Júnior foi perguntado diversas vezes sobre o porquê da não inclusão do atual governador do Amazonas, Wilson Lima, do PSC, entre os investigados pela CPI estadual. A falta de objetividade do depoente nas respostas irritou o presidente da CPI da Pandemia, Omar Aziz.

A CPI da Pandemia continua nesta quarta-feira, com votação de requerimentos, e há expectativa de votação para que o deputado Ricardo Barros, líder do governo na Câmara, seja convocado. Além dele, podem ser chamadas outras pessoas, que estariam supostamente envolvidas em possíveis irregularidades nas negociações de importação da vacina Covaxin, produzida na Índia.

Também está previsto para a reunião desta quarta o depoimento do empresário Carlos Wizard Martins, que não compareceu à comissão no último dia 17. E na quinta-feira, quem vai depor é Francisco Maximiano, sócio da empresa Precisa Medicamentos, que intermediou a compra de vacinas Covaxin.

Edição: Bianca Paiva/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo