Deputados voltarão a analisar MP sobre privatização da Eletrobras

Após aprovação no Senado, texto volta à Câmara nesta segunda-feira

Publicado em 18/06/2021 - 08:21 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Senado aprovou nessa quinta-feira (17) a Medida Provisória que viabiliza a privatização da Eletrobras, a maior empresa de energia elétrica da América Latina. 

O texto foi aprovado com 42 votos favoráveis e 37 contrários. Como os senadores alteraram parte do texto aprovado pela Câmara, o projeto precisa ser analisado novamente pelos deputados. A votação na Câmara está prevista para a próxima segunda-feira, dia 21, um dia antes de a Medida Provisória perder a validade.

O relator Marcos Rogério, do DEM de Roraima, afirmou que ouviu muitas sugestões e debateu o relatório ao longo do dia. Para ele, trechos incluídos na Câmara e no Senado inovaram e melhoraram a proposta e buscaram garantir a aprovação da Medida Provisória com a capitalização da Eletrobras, devolvendo à empresa o protagonismo no setor elétrico, capacidade de modernização do parque de geração e de transmissão e redução do preço da energia.

Já senadores da oposição defenderam que a privatização da empresa vai encarecer a conta de luz do brasileiro.  O senador Randolfe Rodrigues, da Rede do Amapá, afirmou que com os trechos incluídos nas duas Casas o custo adicional ao fornecimento de energia elétrica será de R$56 bilhões, o que, segundo ele, vai acarretar um aumento de 10% na tarifa de energia elétrica para o consumidor final.

Dentre as alterações feitas pelo relator em relação ao texto aprovado pelos deputados está o aumento da contratação obrigatória de usinas termelétricas movidas a gás natural de 6.000 MW para 8.000 MW. 

O relator também incluiu dispositivo que garante a continuidade da interligação de Roraima ao Sistema Interligado Nacional. Roraima é o único estado do país não interligado ao sistema e, por isso, parte de sua energia é comprada da Venezuela, com quem faz fronteira. 

Outra alteração na MP impede que as sedes das subsidiárias da Eletrobras sejam extintas, fundidas ou tenham o domicílio modificado no prazo de dez anos. 

Com informações da Agência Brasil.

 

Edição: Rádio Nacional/Adrielen Alves

Últimas notícias
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo