Eletrobras: relator mantém obrigação de compra de energia termelétrica

Publicado em 17/06/2021 - 14:41 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O relator da medida provisória que autoriza a privatização da Eletrobras, senador Marco Rogério, manteve o artigo que obriga a União a contratar energia termelétrica movida a gás pelos próximos 15 anos. O parlamentar do Democratas de Rondônia apresentou uma complementação do voto nesta quinta-feira (17). Ele defendeu o dispositivo incluído pela Câmara dos Deputados (clique no player para ouvir).

Este é o principal ponto de divergência no plenário: o artigo que obriga a União a comprar energia das termelétricas a gás para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O relator incluiu também a região Sudeste.

Com as novas mudanças, o líder do PT na Casa, senador Jean Paul Patres, do Rio Grande do Norte, pediu a suspensão da sessão por falta de estudos sobre as mudanças e viabilidade dessas termelétricas movidas a gás (clique no player para ouvir).

A oposição, que é contrária à matéria, argumenta que a privatização da Eletrobrás vai aumentar o preço da luz e colocar em risco a segurança energética e de abastecimento de água do país, uma vez que a Eletrobras é responsável por boa parte dos reservatórios. Por outro lado, os defensores do projeto apontam que a medida vai ampliar os investimentos no setor de energia.

A medida provisória precisa ser votada até o dia 22 de junho, próxima terça-feira. Caso contrário, perde a validade. A Eletrobras é responsável por cerca de 30% da geração e 43% da transmissão de energia elétrica no país.

Edição: Leila dos Santos / Nathália Mendes

Últimas notícias
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo