Ministros do TSE esclarecem segurança da urna eletrônica a deputados

Publicado em 21/06/2021 - 21:28 Por Victor Ribeiro, Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 21/06/2021 - 21:27

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral receberam durante a tarde um grupo de deputados federais que fazem parte da comissão especial que discute a Proposta de Emenda à Constituição do voto impresso. Eles conheceram detalhes do sistema de votação eletrônica.

O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, aproveitou o encontro para demonstrar a segurança, a transparência e as formas pelas quais é possível auditar o processo eleitoral.

O assessor especial da Presidência do TSE, Giuseppe Janino, afirmou que essas auditorias só são possíveis porque o sistema de votação eletrônica possui atributos como autenticidade, imutabilidade e rastreabilidade do voto.

O chefe da seção do Voto Informatizado da Justiça Eleitoral, Rodrigo Coimbra, lembrou que o sistema sempre foi submetido ao Teste Público de Segurança e nunca foi identificada qualquer vulnerabilidade.

Já o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente, explicou que a impressão do voto é diferente da votação manual, mas traz de volta todas as fragilidades do uso de urnas.

Nós não conseguimos contato com os deputados que participaram da reunião. 

Edição: Roberto Piza/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

#AprenderParaPrevenir quer alertar sobre riscos de desastres naturais

Com o tema #AprenderParaPrevenir foi lançada, nessa terça-feira, a campanha nacional para conscientizar a população de que é possível reduzir o risco de determinados desastres naturais, como, por exemplo, incêndios florestais.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Anvisa autoriza teste do medicamento Leronlimabe

A Anvisa autorizou, nesta segunda-feira, o estudo clínico para avaliar a segurança e a eficácia do medicamento Leronlimabe. A ideia é usar a droga para tratar pacientes com covid-19 e que tenham desenvolvido quadros moderados de pneumonia.

Baixar arquivo
Segurança

Ministério da Justiça prorroga intervenção penitenciária em Roraima

O Ministério da Justiça e da Segurança Pública prorrogou, nesta terça-feira, o emprego da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária no estado de Roraima. Esta é a 12º vez que a operação é prorrogada.

Baixar arquivo
Geral

Quadrilha forja acidentes com carros de luxo para ganhar indenizações

Justiça do DF pediu a prisão de oito pessoas, entre empresários e um médico, que ganhavam dinheiro dos seguros planejando acidentes com veículos importados

Baixar arquivo
Política

CPI: reverendo intermediou futura compra de 400 milhões de vacinas

Fundador da ONG Secretaria Nacional de Assuntos Religiosos, Amilton de Paula afirmou aos senadores que sua atuação se limitou a indicar para o Ministério da Saúde alguém que teria imunizantes para vender.

Baixar arquivo
Saúde

Estudo da Fiocruz revela novo aumento de idosos internados com SARS

Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz revelou que o número de idosos internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave, conhecida pelas siglas SRAG ou SARS, voltou a apresentar tendência de alta no estado do Rio de Janeiro, após cerca de quatro meses de queda.

Baixar arquivo