Na CPI, Luana Araújo defende vacinação em massa para combater pandemia

Publicado em 02/06/2021 - 16:58 Por Leandro Martins - Rádio Nacional - Brasília

A médica infectologista Luana Araújo afirmou em depoimento à CPI da Pandemia, no Senado, que desconhece o motivo de não ter sido efetivada na Secretaria de Enfrentamento à Covid 19, do Ministério da Saúde. Questionada se sua posição pública contrária ao uso da cloroquina no tratamento de pacientes com a doença teria sido a razão, ela também não soube responder.

Luana Araújo havia sido convidada pelo ministro da pasta, Marcelo Queiroga, no dia 11 de maio, mas não foi nomeada. Luana Araújo, que é consultora em saúde pública, com mestrado na universidade norte-americana Johns Hopkins, disse que aceitou o convite do ministro, com a condição de ter a autonomia e respeito à ciência.

A médica ressaltou a importância do fortalecimento da saúde básica no enfrentamento dos casos da doença e a importância do SUS nessa jornada. E defendeu uma mensagem única como forma de esclarecer e trazer confiança à população a respeito do que precisa ser feito.

Perguntada sobre o uso de hidroxi-cloroquina no chamado “tratamento precoce” da covid 19, ela apontou que o medicamento não é demonizado, mas que hoje é considerado inadequado pela comunidade científica internacional.

Luana Araújo disse ainda que a vacinação e o uso de medidas sanitárias preventivas são de extrema importância no enfrentamento a pandemia.

Quando questionada sobre “imunidade de rebanho”, Luana Araújo apontou que ela só poderia ser atingida com a vacinação em massa, já que o vírus da covid-19 sofre mutações.

 

Edição: Bianca Paiva / L Pedrosa

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Minirreforma ministerial é publicada no Diário Oficial da União

Uma das mudanças foi a nomeação de Ciro Nogueira, presidente nacional do PP para comandar a Casa Civil. Ele vai substituir o general Luiz Eduardo Ramos, que foi nomeado para a Secretaria-geral da Presidência da República.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa indica que vacinados continuam a transmitir a covid-19

Quem está vacinado contra a covid-19 ainda pode transmitir a doença e também contrair o coronavírus, ainda que com menor gravidade. Essas são as conclusões de um estudo da Fapesp.

Baixar arquivo
Saúde

Em 24 anos, SP registra queda de 74% de mortes por Aids

Em 1995, foram registrados 7.739 óbitos. Em 2019, caiu para 2.049 mortes.

Baixar arquivo
Geral

Governo deve apresentar reformulação de programas sociais

As mudanças devem juntar diversos programas sociais já existentes e beneficiar cerca de 17 milhões de pessoas. Atualmente, o Bolsa Família atende em torno de 14 milhões de pessoas.

Baixar arquivo
Esportes

Tóquio 2020: Japonês vence individual geral da ginástica artística

O brasileiro Caio Souza terminou na 17ª posição na final do individual geral masculino de ginástica artística. Já o paulista Diogo Soares foi o 20° colocado.

Baixar arquivo
Economia

Prorrogada suspensão dos procedimentos de benefícios sociais

A portaria do Ministério da Cidadania foi publicada nessa terça-feira (27) no Diário Oficial da União.

Baixar arquivo