Câmara discute regras para energia produzida por consumidores

Publicado em 08/07/2021 - 13:25 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Câmara dos Deputados discute, nesta quinta-feira, o projeto que institui o marco regulatório para a energia que é produzida pelos próprios consumidores, geralmente por placas de energia solar ou de energia eólica, tanto por residências quanto por empresas.

A principal polêmica do debate é a possibilidade de essa produção própria de energia aumentar a conta de luz de quem não tem os equipamentos.

Para a Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica, os subsídios dados aos consumidores que investem em energia própria são pagos pelos que não possuem esses minigeradores, como argumentou o superintendente da Aneel, Carlos Alberto Mattar.

Segundo a Aneel, se o projeto em tramitação for aprovado pode gerar custos adicionais de até R$ 60 bilhões para os demais consumidores até 2030, chegando a R$ 120 bilhões com aumentos por causa desses subsídios.

O TCU, tribunal de Contas da União, também apontou, em estudos, que haverá aumento para a energia de quem não tem os equipamentos solares ou eólicos.

Por outro lado, Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica questionou a avaliação da Aneel e do TCU argumentando que não foram calculados os benefícios de se investir nos minigeradores de energia, como sustentou o representante do setor Rodrigo Sauaia.

O projeto de lei também tem o apoio do agronegócio. O representante da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, Maciel Aliomir, opinou que o projeto vai reduzir os riscos do setor em relação ao custo da energia.

Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo