Comissão aprova proposta do orçamento federal para 2022

Publicado em 15/07/2021 - 14:17 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Comissão Mista de Orçamento aprovou, nesta quinta-feira, o relatório da LDO de 2022 sem alterações. A Lei de Diretrizes Orçamentárias é a que define as prioridades do orçamento da União para o próximo ano. A maioria da comissão acatou o texto do relator do projeto, deputado Juscelino Filho (DEM-MA), que rejeitou os destaques apresentados na sessão.

O líder do PT na Câmara, deputado Carlos Zarattini, por exemplo, pediu mudança no reajuste do salário mínimo. Ele propôs a incorporação da inflação de 2021 e o aumento do PIB que não foi considerado em 2019.

A previsão é que o salário mínimo de 2022 seja de R$ 1.147,00, reajustado segundo o índice do INPC, que mede a inflação. Já o deputado Danilo Fortes (PSDB-CE) pediu a recomposição dos recursos das universidades públicas. Para ele, é preciso ao menos corrigir com a inflação o orçamento das instituições de ensino.

Também foram alvos de críticas as chamadas emendas do relator, que autorizam despesas através da figura de um relator-geral do orçamento. A medida foi questionada pelo deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), que criticou o papel do relator de autorizar despesas sem publicidade.

Por outro lado, o deputado Cláudio Cajado (PP-BA) elogiou as prioridades elencadas pelo relator no orçamento, como, por exemplo, a garantia de recursos para o Censo do IBGE em 2022, uma vez que o Censo foi cancelado neste ano.

Entre as emendas que não foram acatadas pelo relator estavam ainda uma que proíbe o bloqueio de recursos para a Segurança Pública, outra contrária ao aumento dos recursos do Fundo Eleitoral, que deve custar 5,7 bilhões de reais em 2022, quase três vezes o valor de 2018, quando custou pouco mais de 2 bilhões de reais.

Edição: Nádia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo