Congresso Nacional retorna do recesso com foco na CPI da Pandemia

Publicado em 30/07/2021 - 15:04 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Julho está acabando e junto com ele o período de descanso de muita gente, inclusive dos parlamentares que voltam na segunda-feira ao trabalho. Depois de quinze dias de recesso, deputados e senadores vão retomar as discussões e debates.

No Senado, uma das atividades mais intensas deve ficar com a CPI da Pandemia. Isso porque são 386 requerimentos prontos para entrar na pauta. A maior parte dos pedidos é para convocação de testemunhas, entre eles, dez ministros de Estado. Também serão votados requerimentos que sugerem que convocações já aprovadas para nove governadores sejam transformadas em convites.

Mais de 50 requerimentos pedem a transferência de sigilos bancário, fiscal, telefônico ou telemático de testemunhas ou investigados. Lembrando que o prazo final para o encerramento da Comissão agora é dia 5 de novembro. Ela encerraria em julho, mas o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, assinou a prorrogação por mais noventa dias.

Já na Câmara dos Deputados, de acordo com o presidente Arthur Lira, a expectativa para o retorno das atividades é votar reformas e outras matérias, como privatizações, que segundo ele deve entrar na pauta do Plenário até novembro.

E no Congresso, o retorno das atividades vai trazer a apreciação de vetos da Presidência da República. Serão 25 vetos, com data ainda não marcada. Um dos itens em pauta é o veto total ao projeto que trata do acesso a tratamentos quimioterápicos de uso oral por usuários de planos de saúde, sem necessidade de internação hospitalar. Outro assunto é o projeto que previa a inclusão do lúpus e da epilepsia na lista de doenças com benefícios da Previdência Social. Outro item é o veto parcial ao projeto que trata da privatização da Eletrobras.

Edição: Samia Mendes - GT Passos

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Justiça

Procurador-geral da República Augusto Aras toma posse em novo mandato

Durante o discurso de 20 minutos, Aras criticou o que chamou de criminalização da atividade política e destacou o papel do Ministério Público.

Baixar arquivo
Saúde

Nove em cada dez brasileiros querem tomar vacina contra a covid-19

Nove em cada dez brasileiros já tomaram vacina contra covid-19 ou pretendem se imunizar. É isso o que mostra um estudo com 173 mil pessoas, conduzido pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz.

Baixar arquivo
Saúde

Chegam em Viracopos mais dois carregamentos de vacina da Pfizer

São dois milhões de doses do imunizante trazidos em dois voos que saíram de Miami na tarde dessa quinta-feira.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação de agosto é a maior da série histórica, R$146,4 bilhões

A arrecadação de tributos federais cresceu 7,25% em agosto de 2021 em relação ao mesmo mês de 2020, isso já descontada a inflação.

Baixar arquivo
Saúde

Variante delta é identificada em 95% de novos casos de covid em SP

Foram identificados 573 casos. Com isso, a cidade de São Paulo contabiliza 2.494 casos da variante desde o primeiro registro da delta, em julho. O restante dos casos, pouco mais de 4% das amostras, era da variante Gama.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

SP recebe o Salão de Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes

O evento vem em um momento de muita discussão em torno da sustentabilidade sobre o uso de automóveis com combustíveis fósseis e os impactos no meio ambiente.

Baixar arquivo