CPI da Pandemia ouviu Luiz Paulo Dominguetti

Publicado em 01/07/2021 - 17:18 Por Leandro Martins, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A CPI da Pandemia ouviu, nesta quinta-feira, Luiz Paulo Dominguetti, suposto representante da empresa de vacinas Davati Medical Supply e também policial militar de Minas Gerais. Ele foi convocado pela comissão depois de dar uma entrevista a um jornal em que afirmou ter recebido uma proposta de propina para fechar contrato de compra de vacina contra a covid-19, com o Ministério da Saúde.

O depoente contou à CPI que a oferta feita pela empresa Davati era de 400 milhões de doses da vacina da Astrazeneca, ao custo de U$ 3,50 por dose do imunizante. Ele relatou como teria sido o encontro no restaurante em Brasília, no dia 25 de fevereiro, com representantes do Ministério da Saúde, quando ele apresentou a proposta da empresa e recebeu o pedido de mudança nos valores.

Segundo Luiz Paulo Dominguetti, a proposta de propina teria sido feita pelo ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias e o acordo para a compra do imunizante não foi fechado. Ferreira Dias foi exonerado do órgão nessa quarta-feira.

Os senadores questionaram a legitimidade do depoente como negociador internacional de vacinas. Isso porque Dominguetti disse que havia um acordo verbal no qual a Davati o autorizava a representar a empresa na negociação com o Ministério da Saúde.

O senador Marcos Rogério, do DEM, perguntou como o policial militar conseguia conciliar a profissão com essa suposta função. E disse estranhar a informalidade com a Davati, que sequer tem registro dele como funcionário. Já o senador Tasso Jereissati, do PSDB, questionou como uma empresa privada poderia intermediar uma negociação entre a AstraZeneca, um dos maiores laboratórios do mundo, e o governo brasileiro.

O senador Eduardo Braga, do MDB, ressaltou que a empresa Davati é investigada no Canadá por negociar doses da vacina contra o novo coronavírus, em paralelo ao governo local e sem o aval da própria AstraZeneca.

Durante o depoimento, Luiz Paulo Dominguetti exibiu ainda um áudio atribuído ao deputado federal Luís Miranda, do DEM, sobre um possível envolvimento do parlamentar na negociação de imunizantes. Os senadores questionaram a veracidade do áudio e, por causa disso, o celular de Dominguetti foi apreendido e será periciado pela Polícia Federal.

A reportagem solicitou um posicionamento da empresa Davati Medical Supply e, até o fechamento desta matéria, não obteve retorno. 

Edição: Bianca Paiva/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo