Alexandre de Moraes mantém presos Daniel Silveira e Roberto Jefferson

Publicado em 31/08/2021 - 22:05 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes manteve nesta terça-feira (31) a prisão preventiva do deputado federal Daniel Silveira, do PSL do Rio de Janeiro. Com a decisão, Moraes rejeitou um pedido de reconsideração da defesa, que requisitava o retorno à prisão domiciliar. Para o ministro, as condições que determinaram o retorno à cadeia não se modificaram.

Daniel Silveira teve a prisão decretada em fevereiro, depois de divulgar em redes sociais um vídeo com ofensas e ameaças a ministros do Supremo. O deputado também defendeu medidas antidemocráticas. Depois, ele passou a cumprir prisão em casa, com uso de tornozeleira eletrônica. Em junho, a domiciliar foi revogada, porque a investigação constatou que ele violou a tornozeleira mais de 30 vezes.

Também nesta terça (31), Alexandre de Moraes negou o pedido do ex-deputado Roberto Jefferson para deixar o presídio e cumprir prisão em casa. Jefferson alegava estar debilitado por motivo de doença grave e temer ser infectado pelo coronavírus. De acordo com o ministro, as circunstâncias que tornaram a prisão necessária ainda existem.

A decisão levou em conta as declarações feitas por Roberto Jefferson em uma carta divulgada no último domingo (29). Nela, o ex-deputado incita a população contra o Supremo Tribunal Federal e afirma que não aceitaria cumprir prisão domiciliar com tornozeleira.

Na semana passada, a Procuradoria-Geral da República denunciou Roberto Jefferson por incitação ao crime, calúnia ou difamação contra ministros do Supremo e crime de discriminação ou preconceito previsto na Lei de Racismo.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Rio de Janeiro: mais um carro explode durante abastecimento com GNV

Um veículo explodiu quando era abastecido com gás natural, na manhã desta quinta-feira, em um posto de combustíveis no bairro Balneário, em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Economia

PIB registra alta no 1º trimestre, mas indústria e agricultura caíram

O PIB nacional do primeiro trimestre teve crescimento de 1%. Indústria, comércio e serviços apresentaram resultados positivos, mas a agricultura sofreu com a quebra parcial na safra de soja.

Baixar arquivo
Economia

Cesta básica ficou 13% mais cara no 1º semestre de 2022

Esse é um dos dados apresentados pela Associação Brasileira de Supermercados, que nesta quinta-feira (11), divulgou dados do setor de junho e do primeiro semestre de 2022.

Baixar arquivo
Cultura

Casa de Frans Krajcberg é destruída pela prefeitura de Nova Viçosa

O artista, falecido há 5 anos, deixou em testamento os bens, inclusive o acervo e a casa, para o estado da Bahia, responsável pela administração e preservação do legado artístico.

Baixar arquivo
Geral

Superlua pode ser novamente vista nesta quinta-feira (11)

Segundo os astrônomos, o nome é dado quando ela passa mais pertinho da Terra, durante a Lua Cheia, e quando o lado que sempre vemos está todo iluminado pelo Sol.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro: operação prende milicianos acusados de extorção

O Ministério Público e a Polícia Civil do Rio de Janeiro fizeram uma operação contra um grupo miliciano acusado de extorquir comerciantes de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Baixar arquivo