Alexandre de Moraes mantém presos Daniel Silveira e Roberto Jefferson

Publicado em 31/08/2021 - 22:05 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes manteve nesta terça-feira (31) a prisão preventiva do deputado federal Daniel Silveira, do PSL do Rio de Janeiro. Com a decisão, Moraes rejeitou um pedido de reconsideração da defesa, que requisitava o retorno à prisão domiciliar. Para o ministro, as condições que determinaram o retorno à cadeia não se modificaram.

Daniel Silveira teve a prisão decretada em fevereiro, depois de divulgar em redes sociais um vídeo com ofensas e ameaças a ministros do Supremo. O deputado também defendeu medidas antidemocráticas. Depois, ele passou a cumprir prisão em casa, com uso de tornozeleira eletrônica. Em junho, a domiciliar foi revogada, porque a investigação constatou que ele violou a tornozeleira mais de 30 vezes.

Também nesta terça (31), Alexandre de Moraes negou o pedido do ex-deputado Roberto Jefferson para deixar o presídio e cumprir prisão em casa. Jefferson alegava estar debilitado por motivo de doença grave e temer ser infectado pelo coronavírus. De acordo com o ministro, as circunstâncias que tornaram a prisão necessária ainda existem.

A decisão levou em conta as declarações feitas por Roberto Jefferson em uma carta divulgada no último domingo (29). Nela, o ex-deputado incita a população contra o Supremo Tribunal Federal e afirma que não aceitaria cumprir prisão domiciliar com tornozeleira.

Na semana passada, a Procuradoria-Geral da República denunciou Roberto Jefferson por incitação ao crime, calúnia ou difamação contra ministros do Supremo e crime de discriminação ou preconceito previsto na Lei de Racismo.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo