Aras diz cumprir compromisso de respeitar a separação entre os poderes

Publicado em 24/08/2021 - 15:38 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O procurador-geral da República, Augusto Aras, foi sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, nesta terça-feira (24), uma etapa do processo para que ele possa ser reconduzido pelo presidente Jair Bolsonaro para o biênio 2021-2023. Ele ocupa o cargo desde setembro de 2019.

Em seu depoimento, Aras ressaltou a participação do Ministério Público Federal durante a pandemia, como atuação para garantir o fornecimento de EPIs e de insumos hospitalares a populações vulneráveis.    

No âmbito do Conselho Nacional do Ministério Público, ele apontou ações ambientais de grande impacto realizadas pela PGR, no valor de mais de 30 bilhões de reais, destacando os reparos causados pelo rompimento da barragem de Brumadinho e os casos de litígio da barragem em Mariana, ambas em Minas Gerais. E apontou ainda o lançamento de programa de respeito à diversidade.

Augusto Aras ressaltou a quantidade de operações realizadas durante a sua gestão Segundo ele, "nenhuma gestão anterior fez duas grandes operações por mês, durante 23 meses, com nenhuma dessas decisões sendo cassadas por abuso de direito".

No enfrentamento à criminalidade, o procurador-geral citou que as forças-tarefas tinham deficiências e alto custo com diárias, sem um modelo que ele considera sustentável. Ele destacou também a implementação de GAECOs, os Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado. Agora presentes em 15 estados.

Augusto Aras disse que  a sua atuação está comprometida com a Constituição e com o diálogo entre os poderes.

Para ser reconduzido na PGR, o nome de Augusto Aras precisa também ser confirmado no Plenário do Senado.

 

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo