Bolsonaro acompanha desfile de carros blindados da Marinha em Brasília

Presidente assistiu à solenidade ao lado de ministros e militares

Publicado em 10/08/2021 - 14:40 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com treinamento de militares previsto para a próxima semana, o Presidente Jair Bolsonaro recebeu, nesta terça-feira, um convite para o evento, durante desfile de carros blindados e armamentos da Marinha do Brasil, na Esplanada dos Ministérios.

Do alto da rampa do Palácio do Planalto, acompanhado de ministros, o presidente Bolsonaro acompanhou o desfile de carros que irão para a cidade de Formosa, em Goiás, a cerca de 80 km da capital federal. O treinamento de militares será no Centro de Instrução de Formosa, evento para o qual o presidente Bolsonaro foi convidado a comparecer, na próxima segunda-feira, dia 16.

O treinamento costuma ocorrer desde a década de 1980, e é a chamada Operação Formosa. Segundo a Marinha, o exercício vai contar com mais de 2 mil militares das três forças. Desde o começo, o Presidente da República é convidado, mas o ato sempre ocorreu, formalmente, no gabinete presidencial. Esta foi a primeira vez em que o desfile aconteceu na Esplanada dos Ministérios, região onde se concentram os três poderes da República.

O ato ocorreu nesta terça-feira, mesmo dia previsto para a votação da PEC, Proposta de Emenda à Constituição, do voto impresso no Brasil. Devido à coincidência da data, parlamentares reagiram ao ato da Marinha e interpretaram como intimidação pela aprovação do voto impresso, pauta defendida pelos apoiadores do governo federal. Ao abrir a sessão da CPI da Pandemia, no Senado, o presidente da comissão, Senador Omar Aziz, classificou o desfile como um “ataque à democracia”.

No entanto, a Marinha informou, em nota, que a exposição dos tanques e veículos na esplanada foi planejada antes mesmo do agendamento da votação na Câmara, e negou qualquer relação com a agenda parlamentar. Devido ao episódio, o presidente da Câmara, Arthur Lira, se prontificou a remarcar a data da votação ao se posicionar contra a exibição desta terça-feira. Na véspera do evento, partidos políticos chegaram a pedir na justiça o impedimento do desfile militar na esplanada, mas foi negado.

Edição: Leila Santos / GT Passos

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo