Câmara apresenta novo parecer do texto de reforma do Imposto de Renda

Publicado em 03/08/2021 - 22:02 Por *Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O deputado federal Celso Sabino, do PSDB, apresentou, nesta terça-feira, um novo parecer para o projeto de reforma do Imposto de Renda, apresentado pelo governo federal em junho. O texto substitutivo introduz uma restrição para a queda do Imposto de Renda Pessoa Jurídica: a alíquota só cairá em 2022 e 2023 se a arrecadação federal bater o valor de anos anteriores corrigido pela inflação.

A alíquota atual, de 15%, cairá para 7,5% no primeiro ano. Se a arrecadação geral do Imposto de Renda subir mais do que a inflação, haverá um corte adicional de 2,5 pontos. Em 2023, o imposto poderá cair mais 2,5 pontos percentuais.

Em nota divulgada nesta terça, o Comsefaz, Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal, pediu a rejeição da proposta. Segundo a entidade, estados e municípios terão perdas de mais de R$ 26 bilhões na arrecadação a partir de 2023.

Mas, segundo o relator, mudanças como a arrecadação extra com lucro no exterior, o fim do JCP, Juros sobre o Capital Próprio, e ‘gatilhos’ devem impedir a redução dos repasses para estados e municípios, como o FPE, Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal, que é feito com base na arrecadação do Imposto de Renda Pessoa Jurídica.

Em outra mudança, o relator manteve a isenção de Imposto de Renda de fundos de investimento imobiliário. A proposta original da equipe econômica previa a cobrança de 15% sobre os rendimentos.

A nova versão do relatório manteve a taxação de dividendos em 20%, com uma isenção para rendimentos de até 20 mil por mês. Celso Sabino isentou todas as empresas do Super Simples desta tributação.

*Com informações da Agência Brasil

Edição: Jéssica Gonçalves / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Ministro da Cidadania faz balanço do auxílio emergencial na Câmara

Ele lembrou a agilidade com que o benefício foi liberado, seis dias depois da publicação da lei, ainda em março do ano passado para quem estava inscrito no CadÚnico. E explicou que o pagamento e a liberação dos valores foi feita com apoio de vários órgãos de tecnologia do governo e instituições bancárias.

Baixar arquivo
Saúde

Rio antecipa segunda dose da Pfizer em pessoas com mais de 50 anos

A medida, que começou a valer já nesta terça-feira (21), foi confirmada pelo prefeito Eduardo Paes por meio de um comunicado no Twitter.

Baixar arquivo
Esportes

Troféu Norte-Nordeste de Atletismo reunirá 273 atletas de 18 estados

Em sua 45ª edição, a competição contará com atletas de ponta, como Keila Costa, no salto em distância e triplo, e José Fernando Ferreira Santana, o Balotelli, no decatlo, salto com vara e lançamento do dardo.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados do futebol dessa segunda-feira (20)

Na Série A do Campeonato Brasileiro, Cuiabá e Fluminense ficaram no empate em 2 a 2. Na Série D do Brasileirão, o Guarany-CE venceu o Galvez por 2 a 0 e está classificado para as oitavas de final.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa conclui que morte de adolescente não teve relação com vacina

A Anvisa recebeu o relatório de investigação com detalhes do processo de avaliação e entendeu não ser possível atribuir diretamente a morte de uma jovem em São Paulo à vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo
Saúde

Queiroga discute parcerias com Reino Unido no combate ao coronavírus

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, está na comitiva que acompanha o presidente Jair Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU. Ele participou, junto com Bolsonaro, de uma reunião com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

Baixar arquivo