CPI: reverendo intermediou futura compra de 400 milhões de vacinas

Publicado em 03/08/2021 - 17:59 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A CPI da Pandemia retomou as atividades do semestre nesta terça-feira (03), com o depoimento do reverendo Amilton Gomes de Paula. Apontado por representantes da Davati Medical Supply como intermediador entre o governo federal e empresas que ofereciam as vacinas da covid 19, ele foi convocado para responder sobre denúncias de possíveis irregularidades na negociação dos imunizantes.

Amilton Gomes tinha um habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal que permitiu a ele não responder perguntas que pudessem incriminá-lo. Mas, o reverendo falou, e no início do depoimento, disse que a proposta para aquisição de 400 milhões de doses da Astrazeneca, por meio da Davati, aconteceu no dia 16 de fevereiro, com o representante da empresa, o policial militar Luis Paulo Dominguetti Pereira, que já depôs na CPI.

O reverendo ressaltou que nunca havia negociado vacinas, e que apenas apresentou a proposta ao Ministério da Saúde.

Amilton de Paula disse ainda desconhecer o pedido de propina de um dólar por dose da vacina AstraZeneca, relatado à CPI por Dominguetti. Mas admitiu que conversou duas vezes com o CEO da Davati, Herman Cadenas, que teria lhe garantido ter imunizantes para comercializar.

O reverendo, que é Fundador da Senah, Secretaria Nacional de Assuntos Religiosos, uma organização sem fins lucrativos, afirmou que a ONG foi usada pela Davati para fins espúrios e desconhecidos pela entidade.

O depoente foi perguntado várias vezes sobre a facilidade que teve para ser recebido no Ministério da Saúde, no mesmo dia em que encaminhou e-mails solicitando uma audiência. Amilton negou que conhecesse alguém na pasta, mas disse acreditar que foi logo atendido porque havia urgência para a aquisição de vacinas no país.

Antes do depoimento, os senadores discutiram sobre requerimentos. Os parlamentares aprovaram a quebra de sigilo telefônico e de dados dos deputados Luís Claudio Fernandes Miranda, do DEM do Distrito Federal, e Ricardo Barros, do PP do Paraná; de Luiz Paulo Dominguette e do próprio depoente desta terça (03), o reverendo Amilton.

Foi aprovado também o pedido de afastamento de Mayra Pinheiro do cargo público de Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde.

Serão convocados pela CPI os representantes da empresa VTC Operadora Logística LTDA, conhecida como VTCLog. 

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Ipea: desemprego recuou no país de 15,1% em março, para 13,7% em junho

A pesquisadora do Ipea, Maria Andreia Parente Lameiras, afirma que o cenário aponta para sinais de recuperação, ainda que as taxas de desocupação e subocupação continuem elevadas.

Baixar arquivo
Política

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é lembrado no Planalto

Durante a solenidade, o governo destacou as ações feitas nos últimos anos para beneficiar as pessoas com deficiência, como a criação do Comitê de Doenças Raras e o Auxílio Inclusão.

Baixar arquivo
Economia

Falta de chips força férias coletivas na Volkswagen em São Paulo

São cerca de 2 mil pessoas pessoas que vão ficar paradas por 10 dias por falta de componentes usados na fabricação dos carros.

Baixar arquivo
Saúde

Jogo de computador pode estimular atenção em crianças com autismo

Uma espécie de videogame que está sendo testado em crianças com autismo, e que tem mostrado resultados promissores.

Baixar arquivo
Esportes

Paralimpíada Escolar abre portas do alto rendimento a novos campeões

Edição deste ano da Paralimpíada Escolar está confirmada para acontecer entre  22 e27 de novembro

Baixar arquivo
Saúde

Estudo revela impacto da pandemia em favelas do Rio de Janeiro

54% dos moradores da Cidade de Deus, na zona oeste, e dos complexos do Alemão e da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, perderam seus empregos com a pandemia de covid-19

Baixar arquivo