Justiça nega recurso e Sérgio Cabral continua preso

Publicado em 09/08/2021 - 17:23 Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região negou recurso da defesa do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, para suspender a prisão preventiva. O recurso foi apresentado no processo da Operação Eficiência, desdobramento da Lava Jato. Na ação, Cabral é acusado de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas praticadas em um esquema de propinas para favorecer o empresário Eike Batista.

A prisão foi decretada 2017 pela primeira instância e, posteriormente, o ex-governador acabou sendo condenado à pena de reclusão de 22 anos e oito meses. A prisão preventiva foi mantida pelo juízo sob o argumento de que, solto, o réu poderia agir para ocultar valores que seriam produto dos crimes.

Segundo o TRF2, além desta ação, Cabral é mantido em prisão preventiva por conta de processos da Operação Calicute, também da Justiça Federal do Rio de Janeiro, e por dois outros processos, sendo um da Justiça Federal do Paraná e outro do Tribunal de Justiça fluminense.

A defesa do ex-governador sustentou que ele teria se oferecido para colaborar com as investigações e que, por isso, não haveria motivos para mantê-lo no cárcere. A defesa também alegou a inexistência de qualquer risco de tentativa de fuga, já que o passaporte de Cabral esta retido. Além disso, ele não ofereceria risco à ordem pública, já que está fora do governo desde 2014 e sem filiação partidária.

A decisão de negar o recurso foi da Primeira Turma Especializada do TRF2. A relatora do processo, a desembargadora federal Simone Schreiber, entendeu que a soltura do réu poderia, sim, colocar em risco a ordem pública, já que, mesmo afastado de mandatos eletivos, Sérgio Cabral poderia exercer influência política, após atuar por décadas como parlamentar e chefe do executivo estadual. A desembargadora ainda destacou a quantidade e a gravidade das ações delituosas que pesam sobre ele.

O ex-governador do Rio de Janeiro já foi condenado em 20 processos, que somam penas de mais de 350 anos de prisão.

Edição: Vitória Elizabeth / GT Passos

Últimas notícias
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo