Polícia Federal investiga fraudes em hospital de campanha em Fortaleza

Publicado em 23/08/2021 - 15:53 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Trinta e cinco policiais federais, com apoio de agentes da CGU, a Controladoria Geral da União, estão cumprindo sete mandados de busca e apreensão em Fortaleza, capital do Ceará, e em Brasília.

É a Operação Cartão Vermelho Dois, que apura indícios de crime por servidores públicos, dirigentes de organização social sediada em São Paulo, contratada para gestão do hospital de campanha, e empresários.

O objetivo é desarticular grupo investigado por corrupção, extravio de recursos públicos federais e fraude em procedimento de dispensa de licitação. O dinheiro teria sido desviado de recursos destinados ao Hospital de Campanha para tratamento de pacientes de covid 19, montado no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza.

As investigações começaram no ano passado, a partir de dados analisados pela Polícia Federal e a CGU; e a primeira fase da Operação Cartão Vermelho aconteceu em novembro de 2020. Naquele momento, os agentes encontraram indícios de direcionamento para a escolha de organização social, com pagamentos superfaturados, transações com empresas de fachada, desvio de recursos públicos federais e enriquecimento ilícito dos investigados.

Os investigados poderão responder pelos crimes de fraude à licitação, peculato, ordenação de despesa não autorizada por Lei e organização criminosa. Se condenados, as penas podem chegar a 33 anos de prisão.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Seaster lança pesquisa sobre tráfico de pessoas no Pará

Os resultados da pesquisa são inéditos e auxiliam na identificação de medidas para combater a expansão do tráfico de pessoas no estado

Baixar arquivo
Economia

Inflação para os mais pobres sobe quase 1% em novembro

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela FGV, as pressões para essa alta vieram dos aumentos nos itens alimentação, energia elétrica e combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Rio instala tenda para atender casos de gripe em Botafogo

Esta é a terceira inauguração dentro do plano de contingência da secretaria de Saúde. Somente na última semana, a procura por atendimentos em todo o estado, aumentou 400%.

Baixar arquivo
Geral

Vale do Anhangabaú é reaberto hoje ao público

O consórcio Viva o Vale, empresa que ganhou a concessão por 10 anos, assumirá o local a partir de hoje para administrar e cuidar da manutenção.

Baixar arquivo
Geral

Tarifa Social: Aneel regulamenta inclusão automática de beneficiários

O programa beneficia atualmente cerca de 12 milhões de famílias beneficiadas pela tarifa; a expectativa do governo é que mais de 11 milhões tenham acesso ao benefício.

Baixar arquivo