Senado aprova quebra temporária de patente de vacina e medicamentos

Publicado em 12/08/2021 - 10:40 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Senado aprovou um projeto que permite a quebra temporária de patente de vacinas e medicamentos em caso de emergências. Foram 61 votos a favor e 13 contra.

A ideia, segundo o relator do substitutivo, o senador Nelsinho Trad, é agilizar o processo de concessão de licenças compulsórias em casos de emergência de saúde pública, como a que estamos vivendo hoje com a pandemia da covid.

O texto altera a Lei de Propriedade Industrial para autorizar o governo federal a conceder, de ofício, licença compulsória temporária e não exclusiva. Na prática, estabelece algumas condições e parâmetros mínimos, por exemplo, para evitar a exploração indevida e também garantir uma remuneração compatível com o mercado.

Vai funcionar assim: o governo federal vai ter de elaborar uma lista de patentes ou de pedidos de patentes no prazo de até um mês depois da publicação do decreto de emergência ou calamidade.

Para isso vai ter de ouvir especialistas, instituições de pesquisa e o setor produtivo. Depois, mais um mês para análise de quais patentes serão quebradas. E a licença só vai ser concedida para produtores que tenham capacidade para isso.

Por outro lado, quem receber a autorização vai ter de apresentar, entre outros documentos, resultados de testes e aspectos técnicos. Vai ter de provar que tem condição de reproduzir o produto. E a remuneração será de 1,5% sobre o valor de venda a ele associado.

O autor do projeto, senador Paulo Paim, comentou que “o mundo está debatendo esse tema das patentes. Há um movimento internacional e tudo está avançando”, declarou.

O texto segue agora para sanção presidencial. Se aprovado, o governo já vai poder fazer a primeira lista de licença compulsória de patente e as vacinas contra covid, claro, poderão entrar na lista.

Edição: Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo