STF decide pela prisão preventiva do ex-deputado Roberto Jefferson

Publicado em 13/08/2021 - 14:20 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Investigado por atentar contra a democracia e incitar a prática de crimes nas redes sociais, o ex-deputado Roberto Jefferson foi preso pela Polícia Federal nesta sexta-feira. A decisão é do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, depois que a PF solicitou a prisão preventiva e busca e apreensão em endereços do investigado.

O ex-deputado foi encontrado em casa, na cidade fluminense de Comendador Levy Gasparian, a cerca de 150 km da capital, Rio de Janeiro. Na decisão, Alexandre de Moraes determina que seja apurada atuação de “organização criminosa, de forte atuação digital”, nas redes sociais.

De acordo com a decisão do magistrado, Roberto Jefferson costuma agir do mesmo modo que a associação especializada em “atacar integrantes de instituições públicas, desacreditar o processo eleitoral brasileiro, reforçar o discurso de ódio e gerar animosidade na sociedade brasileira, colocando em descrédito os poderes da República”. Após deflagrar os mandados, a Polícia Federal informou que “foram identificadas provas de eventual prática dos crimes de calúnia, difamação, injúria, incitação e apologia ao crime, associação criminosa, denunciação caluniosa, todos do Código Penal”, além de delitos previstos em leis.

Diante dos indícios, Alexandre de Moraes determinou o bloqueio da conta do Twitter de Roberto Jefferson, para “a interrupção dos discursos criminosos de ódio e contrários às instituições democráticas e às eleições”.

Segundo o ministro do Supremo, o pedido da PF para que determinasse a prisão e as buscas foi feito na quinta-feira da semana passada, dia 5 de agosto. O magistrado citou, em nota, que encaminhou à Procuradoria-Geral da União o pedido para se manifestar num prazo de até 24 horas, o que não teria ocorrido. No entanto, o procurador geral da república, Augusto Aras, informou que o parecer, contrário à decisão, foi enviado dentro do prazo. De acordo com Aras, a medida cautelar “representaria uma censura prévia à liberdade de expressão”.

Roberto Jefferson é o atual presidente nacional do PTB, Partido Trabalhista Brasileiro. A defesa do ex-político não se manifestou até o fechamento desta reportagem.

Edição: Leila Santos / GT Passos

Últimas notícias
Geral

SP: sindicato se reúne com Fenaban sobre volta do home office

Diante do aumento de casos de covid entre os bancários em São Paulo, uma reunião prevista para amanhã entre o Sindicato da categoria e a Fenaban, a Federação Nacional dos Bancos, vai discutir novas medidas protetivas para os funcionários como a retomada e ampliação do regime d

Baixar arquivo
Economia

Projeto leva carretas adaptadas para atuar como agências móveis do BB

Ao todo, as carretas adaptadas vão percorrer um total de 60 mil quilômetros, até dezembro deste ano, visitando os principais polos agropecuários do país para fomentar a geração de negócios no setor.

Baixar arquivo
Geral

Censo 2022: prazo de inscrição para concurso do IBGE termina na sexta

São duzentas mil vagas temporárias em diferentes cargos. As oportunidades são para quem terminou ensino fundamental, médio e superior. Os salários variam de acordo com a função, podendo chegar a R$ 4.200.

Baixar arquivo
Saúde

Caderneta da Criança vai ajudar na indicação de risco para autismo

A facilidade vem por meio de um questionário usado mundialmente, que deve ser respondido pela família junto com o profissional de saúde a partir da idade de um ano e quatro meses.

Baixar arquivo
Geral

Auxílio gás começa a ser pago nesta terça-feira

O valor inicial será de R$ 52, o que corresponde a 50% da média do preço do botijão de gás de 13 quilos.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de segunda e próximas partidas do futebol

Copa São Paulo de Futebol Júnior, os principais resultados: o Palmeiras venceu o Internacional em 2 a 1, o Cruzeiro goleou o Desportivo Ferroviário por 4 a 1, o Oeste venceu o Canaã por 3 a 2 e o São Paulo bateu Vasco por 4 a 2.

Baixar arquivo