STF decide pela prisão preventiva do ex-deputado Roberto Jefferson

Publicado em 13/08/2021 - 14:20 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Investigado por atentar contra a democracia e incitar a prática de crimes nas redes sociais, o ex-deputado Roberto Jefferson foi preso pela Polícia Federal nesta sexta-feira. A decisão é do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, depois que a PF solicitou a prisão preventiva e busca e apreensão em endereços do investigado.

O ex-deputado foi encontrado em casa, na cidade fluminense de Comendador Levy Gasparian, a cerca de 150 km da capital, Rio de Janeiro. Na decisão, Alexandre de Moraes determina que seja apurada atuação de “organização criminosa, de forte atuação digital”, nas redes sociais.

De acordo com a decisão do magistrado, Roberto Jefferson costuma agir do mesmo modo que a associação especializada em “atacar integrantes de instituições públicas, desacreditar o processo eleitoral brasileiro, reforçar o discurso de ódio e gerar animosidade na sociedade brasileira, colocando em descrédito os poderes da República”. Após deflagrar os mandados, a Polícia Federal informou que “foram identificadas provas de eventual prática dos crimes de calúnia, difamação, injúria, incitação e apologia ao crime, associação criminosa, denunciação caluniosa, todos do Código Penal”, além de delitos previstos em leis.

Diante dos indícios, Alexandre de Moraes determinou o bloqueio da conta do Twitter de Roberto Jefferson, para “a interrupção dos discursos criminosos de ódio e contrários às instituições democráticas e às eleições”.

Segundo o ministro do Supremo, o pedido da PF para que determinasse a prisão e as buscas foi feito na quinta-feira da semana passada, dia 5 de agosto. O magistrado citou, em nota, que encaminhou à Procuradoria-Geral da União o pedido para se manifestar num prazo de até 24 horas, o que não teria ocorrido. No entanto, o procurador geral da república, Augusto Aras, informou que o parecer, contrário à decisão, foi enviado dentro do prazo. De acordo com Aras, a medida cautelar “representaria uma censura prévia à liberdade de expressão”.

Roberto Jefferson é o atual presidente nacional do PTB, Partido Trabalhista Brasileiro. A defesa do ex-político não se manifestou até o fechamento desta reportagem.

Edição: Leila Santos / GT Passos

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

USP oferece curso para ensinar idosos a identificar fake news

As inscrições estarão abertas a partir desta sexta-feira (1/10). Para se inscrever, basta acessar o site: https://uspdigital.usp.br/apolo.

Baixar arquivo
Geral

Morre cardeal dom José Freire Falcão, arcebispo emérito de Brasília

No dia 17 deste mês, o cardeal foi internado no Hospital Santa Lúcia, em Brasília, como medida preventiva, depois de testar positivo para a covid. Na madrugada da última quinta-feira (23), dom Falcão teve uma piora em seu quadro respiratório e renal, sendo necessária uma entubação respiratória.

Baixar arquivo
Política

CPI da Pandemia terá depoimentos de advogada e de empresário na semana

Os trabalhos da CPI da Pandemia vão ser retomados nesta terça-feira, com o depoimento da advogada Bruna Morato, representante dos médicos que trabalharam na Prevent Senior

Baixar arquivo
Saúde

Prefeitura do Rio intensifica repescagem da vacina contra a covid-19

O município do Rio de Janeiro inicia a semana com a vacinação contra a covid-19 para todas as pessoas de 12 anos ou mais que perderam a data para a imunização.

Baixar arquivo
Saúde

Taxa de doação de órgãos caiu 26% em 2020, aponta associação

Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos diz que a pandemia dificultou a doação, justamente porque houve diminuição de voos que fazem o transporte dos órgãos, falta de leitos hospitalares e o medo das pessoas de contraírem o vírus.

Baixar arquivo
Esportes

Vasco enfrenta Goiás em São Januário, com presença do público

Cerca de metade dos ingressos já foi vendida pelos donos da casa que precisam do apoio da torcida para buscar mais uma vitória na luta pelo acesso à Série A.

Baixar arquivo